28 agosto 2013

Uma Jornada Inesperada


Olá amigos, hoje estou para contar para vocês uma jornada que fiz. Na verdade nunca fiz esta jornada realmente, só virtualmente. Todos conhecem Pokémon, pelo menos ouviram falar. Pokémon foi um jogo lançado em 1995/1996 para Game Boy. Só que somente chegou em no ocidente no final de 1998 (isso muito antes do desenho ser exibido). 

Eu era um jovem de 15 anos na época acabaram de ganhar um Super Nintendo e vinha com um panfleto que pedia que eu preenchesse e mandasse pelo correio para que eu participasse do Mundo Nintendo: uma espécie de informativo enviado pelo correio. Assim, fiz na época e no final de 1998 recebi um informativo que tratava de dois games: Zelda Ocarina of Time e Pokémon. Achei interessante a proposta do jogo e fiquei com a lembrança dele em minha mente desde então. Na época eu tinha um Game Boy tijolo (classic) e era muito difícil de se conseguir jogos para ele. 

Enfim, até que um dia andando pelo Top Shopping (Nova Iguaçu) encontrei uma loja que vendia games e lá estava o cartucho (na época um jogo de Game Boy no lançamento custava 50 reais) e queria muito comprar o game. Como na época não tinha dinheiro suficiente para comprá-lo me contentei em levar o Super RC Pro Am.

Então passei a juntar dinheiro para comprar o tal jogo. Me preocupava porque era o único game disponível na loja (isso na época a febre dos monstrinhos de bolso não tinha chegado, só uma notícia do Jornal Nacional envolvendo sobre o desenho que tinha dado crises de epilepsia em crianças no Japão desde então). Assim, quando consegui a quantia suficiente voltei a loja para comprar o game.

Me lembro até hoje da noite de sexta feira que foi quando iniciei minha jornada ao ver pela primeiras vez a introdução:

Na época nunca tinha encarado um jogo do gênero RPG na vida assim como encarei Pokémon. Assim começou minha jornada e conheci algumas pessoas cujo sou amigo até hoje. 

O universo de Pokémon é como o universo humano. Só que nesse universo é habitado por esses seres chamados Pokémon que são usados para batalhas assim como animais de estimação, auxiliando as pessoas. Sua missão é capturar, catalogar e batalhar com estas criaturas. Afim de se tornar o Mestre Pokémon, bem como ajudar o velho Professor Oak a catalogar as 150 criaturas ( o que é estranho saber quantos existem num universo teoricamente novo). 

Só que você não está sozinho: o neto desse professor sai em jornada com o mesmo objetivo e aparece em alguns momentos para te desafiar. E sempre tem o método sacana de escolher o Pokémon que é mais forte que seu tipo inicial no inicio. Já contei os Pokémons que você pode escolher no início? São 3: Charmander (um calango com o rabo pegando fogo), Squirtle (uma tartaruga com o rabinho embolado) e Bulbassauro (uma espécie de sapo com um bulbo nas costas). Na época escolhi o Bulbassauro pela sua facilidade em dominar como jogador iniciante (posteriormente finalizei o game com os outros Pokémons na época).

Assim dava início a jornada Pokémon de início em Viridian quando um velhinho ficava bloqueando o caminho porque não tinha tomado café (no original na verdade o velhinho tava encachaçado e aguardava alguém chegar com um chá para curar sua ressaca), a líder de ginásio Misty que era mais chata que sua versão animada e mais apelona com seu Staryu e Starmie (mas não deixa de ser minha personagem favorita), o velhinho que ficava espionando as meninas no ginásio de Celadon, a torre Pokémon e o fantasma de Marowak (Cubone´s Mother) e a batalha para que sua alma pudesse desncansar, o Snorlax querendo te dar uma sova por tê-lo acordado com a pokéflauta... Vários momentos legais que esse game me trouxe que foram suavizados em sua ocidentalização bem como a versão animada. Sem contar o mistério que tinha no laboratório da ilha de Cinnabar que era o Mewtwo: o Pokémon mais poderoso do jogo que era somente acessado por uma caverna em Cerulean depois que se zerava o jogo uma vez. Putz, tem muitas coisas a se contar sobre a série que se eu falar, vou ficar um bom tempo. Pra você ver como o game foi jogado por mim.

Agora o impacto que o game fez em minha vida: passei a conhecer pessoas por causa do game, trocar infos sobre o game e ser zoado por ser fã de Pokémon (bom, já era zuado antes, mas depois da popularização do desenho e do game era bem mais). Contudo, conheci pessoas legais as quais sou amigo até hoje. Isso porque estava numa fase muito ruim porque eu tinha um grande amigo que era ex vizinho meu que tinha se mudado, e não tinha muitos amigos na época. Pra mim a palavra amizade tinha perdido seu valor, além do mais quando descobri o que diziam a meu respeito de pessoas que diziam meus amigos.

Pode ser exagero meu, fanatismo, loucura, falta de sexo etc... Mas essa época foi algo importante na minha vida. O game foi algo importante, cheguei a ponto de me fanatizar mesmo (acho que todo ser humano passa por isso). Tanto que era alvo de piadas pra caramba. Mas refletindo bem, vejo que ter um grupo que compartilhava do mesmo hobbie era bacana. E nunca tive gente assim tão unida para isto (até porque os ditos vizinhos que eram amigos de infância na época estavam com um grupo me debochavam). Podem ter me taxado do que quisessem na época, mas foi legal encontrar pessoas com os mesmos interesses que você (que depois se ampliaram, não ficaram só restritos aos Pokémons). Isso numa época que nem internet direito todos tinham.

Atualmente não sou tão jogador fervoroso de Pokémon, nem tenho condições de pegar as novas versões. Só fico feliz porque a franquia existe e que ela ainda une pessoas, de veteranos a novas gerações. Mesmo aqueles que odeiam um dia jogaram ou mesmo se interessaram a ver o que se trata e os que não gostavam acabaram gostando. O importante é que foi um jogo que você não joga totalmente sozinho: o multiplayer e a troca de Pokémons vem para que você compartilhe a experiência do jogo com os outros.


Não sei o futura da franquia, mas espero que ela continue existindo. E que se possível meu filho possa curtir o universo de Pokémon como eu curti.

Nenhum comentário: