13 agosto 2013

O Dia de Fúria por uma Cômoda.


Acho que eu posso falar sobre isso aqui omitindo os nomes, afinal é um caso que aconteceu comigo e vejo que não agi muito certo, apesar de eu ter motivos para ter feito.

Tudo começou quando resolvemos eu e minha esposa comprar uma cômoda para as roupas do bebê: já tínhamos escolhido o modelo e a loja que cobrava um bom preço pela mesma. No último dia 8 fui voltar a mesma, depois de olhar outras lojas pelo caminho e não ter visto infelizmente algo mais barato.

A loja não tinha para entregar e somente iria repor o estoque no final do mês, então resolvemos ir em outra loja (mais cara) para comprar por lá (aqui lojas de móveis de Bebê são complicadas de encontrar e quando tem querem te roubar a alma junto.

A minha esposa e eu escolhemos uma cômoda (na verdade ela escolheu mais do que eu, mas deixa pra lá) e eu fui indagar quanto a preço e parcelamento. Falou que eu podia parcelar somente em 4 vezes (que em 6 entraria juros), enfim algo complicado, mas que eu iria dar um jeito. A entrega ficou marcada para o dia 10 deste mês, e sabia que não poderia sair de casa.

O tal dia 10 chegou passou a manhã, a tarde e nada do bendito móvel chegar. Liguei para a loja e a mesma falou que iria entregar ainda hoje, e falei que se não fosse eu iria devolver o dinheiro (e pedir estorno do cartão). Esperei até 18 horas (que era o horário que a loja fecha) e saí para fazer compras.

No momento que fui fazer compras chega o camarada do móvel dizendo que chegou lá e não estava ninguém lá, disse que procurasse minha mãe (eu nessa altura do campeonato já estava puto porque como é que uma loja do Centro de Nilópolis demora tanto a entregar uma mercadoria de uma pessoa que mora no Centro de Nilópolis? Aquilo não me fazia sentido, como durante esse tempo não acharam ninguém em casa disseram que iriam entregar mais tarde).

Essa situação já me deixou transtornada, porque deixei de adiantar minhas compras, de fazer algumas coisas aqui (como ver o PC da tia da minha esposa se tem jeito, consertar alguns trecos aqui...). Tudo para atender e alojar as peças do móvel quando ele chegasse.

O móvel me chega 7:30 da noite num caminhão de frete e que estava com problemas. O camarada ainda me pediu desculpas, disse que a culpa era dele pelo caminhão estava assim. Eu somente disse: "O senhor não tem culpa de nada, afinal a empresa tem que te ter um veículo para repor o que está ruim". Pensem comigo: "Se uma empresa permite que um cara faça entrega com um caminhão quebrado correndo risco a mercadoria e ao funcionário, como vou receber uma mercadoria assim?" Mandei que ele voltasse que eu não iria receber o móvel. Não cheguei a ver o estado do caminhão em si, somente vi algo como Frete e Mudanças.

Segunda feira ligo para a loja pedindo estorno do cartão e eles alegaram que não iriam devolver, que o código de defesa do consumidor alega isso. Então resolvi ligar pro Procon para saber e eles me confirmaram isto, só que os mesmos falaram que eu poderia levar o caso para que pudesse ver se teria a possibilidade de haver a devolução.

Então minha esposa me aconselhou a ir a loja e falar com eles: "Mas que fosse calmo". E eu já estava uma pilha porque durante a ligação com a atendente da loja a mulher desligou na minha cara. Ai lá eu explodi de vez. Falei tudo o que eu passei, expliquei que não queria mais o móvel e que me senti mal tratado pelos atendentes e vendedores, tanto que até um funcionário ficou de deboche com minha cara. Só um detalhe: durante todo momento critiquei a qualidade do serviço, não insultei e nem fiquei de deboche com ninguém da loja. Só me senti mal atendido e não estava satisfeito que eu acho que todo consumidor em algum momento sente por algum serviço, apesar de minha exaltação ter sido descabida na hora. Não quebrei nada da loja, somente tive minha explosão e fiquei num puff de lá sentado esperando solução.

A mulher falou que o responsável dos móveis não estava lá: pegaram minha nota fiscal meu cartão para dar o estorno da mercadoria (depois que eu explodi lá), mas olha só o que aconteceu. A mulher dona da loja que estava vendo meu caso chamou a Polícia dizendo que eu estava fazendo propaganda negativa da empresa e me ameaçou em me processar, que em não sei quantos anos a loja estava lá ela nunca teve uma reclamação e afins.

Enfim, expliquei o caso aos policiais,  e eles somente anotaram meus dados e da dona da loja. Ela ainda alegou que estava marcado para ser o primeiro a ter o móvel montado, que isso era impacto negativo a loja dela entre outras alegações. Eu falei que eu trabalho, tenho pouca folga e questionei por que da demora da entrega de um móvel de uma loja que fica no Centro da mesma cidade que eu moro? Enfim, a mulher desistiu de me colocar na justiça e os policiais me aconselharam a não me exaltar mais dessa forma, que o pessoal acho que ia rolar confusão ali por isso tinham ligado para eles (putz).

Aqui aprendi algumas coisas:

- Primeiro: antes de fechar uma compra se informe do prazo de entrega. Sei que quando a gente tá na correria, a gente vê a coisa bonitinha lá na hora e não quer nem saber, mas não adianta comprar algo se vão te entregar na hora que eles querem (a não ser que você queira isso, comigo não é assim). 

- Segundo: por mais que você esteja certo você não pode ter atitudes erradas por conta disto. Esse é um erro comum entre muitas pessoas, até com razão a gente às vezes não se controle: é cansaço, estresse (com a situação e com outras coisas). É uma lição que eu tenho que me ponderar mais nesse ponto. Não quero ser que nem o cara desse vídeo:
Agora só estou aguardando o retorno da dona da loja com o código do estorno e o fim disso tudo. Agora vou ver muito bem onde eu compro as coisas. Não quero passar por isso outra vez.

Nenhum comentário: