01 abril 2015

A Família Silvestre (Sylvanian Families)



Olá amigos leitores do blog. Agora vamos recordar mais um desenho antigo do tempo que eu tinha poucas preocupações e tinha mais cabelo. Família Silvestre foi um desenho feito em 1987 pela DIC (hoje DHX Media) junto com o estúdio de animação japonês TMS baseado na franquia de brinquedos do mesmo nome criada pela Epoch (Sylvanian Families).



O desenho sempre começava com uma criança sonhando e o narrador falando informações dela, que na verdade era o guardião do mundo dos personagens o Senhor Madeira (The Woodkeeper). Então o tal guardião tinha uma porta, encolhia a criança que era introduzida a um dilema com algumas das famílias do universo de animais antropomórficos geralmente sendo atormentados pelos vilões chamado Espertalhões (uma família de Raposas), Morcegão e um Jacaré que não lembro o nome. Os problemas enfrentados eram iguais aos que a criança também enfrentava e tudo dava certo no final e a criança voltava para o mundo humano dando a entender que tudo não passou de um sonho. 








O desenho possui uma temporada com apenas 13 episódios, chegou a ser exibido no SBT nos programas infantis do fim dos anos 80 pro início dos anos 90. Ficou pouco tempo no ar, visto que eram poucos episódios e provavelmente havia um desgaste natural por desenhos com lição de moral.

Em mais ou menos 2009 - 2010 a Gulliver lançou os brinquedos que originaram a animação. São peças de excelente acabamento (assim como todo brinquedo japonês), porém de preço pouco convidativo. Sem muita divulgação da marca e nem uma associação do brinquedo a animação que passou no SBT não ajuda a vender mesmo:



Outro grande porém é o preço: os conjuntos são bem carinhos e se você compra por exemplo uma casa, você tem que comprar os itens como móveis em separados, tornando a brincadeira bem carinha. Como sempre lá fora tiveram lançamentos de DVDS (ou VHS) com episódios. Por aqui, nunca se viu lançamento da série em home vídeo.


Agora fiquem com a abertura e o encerramento (a qualidade não é lá muito boa):



Comercial dos brinquedos:





Quem se interessou na linha de brinquedos e tiver disposição de gastar uma boa grana nisso (bota boa nisso). Link da Ri Happy com alguns itens da coleção: Clique Aqui.

 Fonte de inspiração para a matéria e me ajudou a relembrar: Wikipédia (em Inglês) Blog Desenhos Animados PT.






2 comentários:

Barak disse...

Eu via As Famílias Silvestres. Apesar de tudo, os Espertalhões não eram de todo mau o tempo todo, só negativamente influenciados pelo vilão Morcegão, assim como ele fazia com o Jacareco, que era uma montanha sem esperteza. Foi o descaso em retratar as raposas como vilões nesse desenho que busquei me focar em raposas que podiam fazer o bem, tipo Starfox, Tales e o protagonista do jogo Psycho Fox.

Marcelo de Souza Alves disse...

Olá, eu também assisti esse desenho animado quando passou no Brasil nos anos de 1988, principalmente nas férias do colégio, já que estava já começando o ginásio. Também sou fã da família das raposas e achava injusto o tratamento clássico a elas. Também trago uma informação memorizada a anos, a família de raposas era chamada de Astutos não de espertalhões como divulgado: Papai Astuto, Mamãe Astuta, Astutinho e Astutinha. Passei anos procurando sobre qual era o desenho pois tinha memorizado o nome dos personagens e justamente ao comprar a família de raposas na internet e fui hoje procurar informações que cheguei nessa versão do desenho animado.