13 novembro 2018

B Daman: Destinado a Obscuridade



No mundo da cultura pop e do marketing existem coisas que param nas mãos do público sem planejamento e nenhum aviso, mas que se fossem trabalhadas, talvez rendesse algo a ser explorado.

O caso que falarei hoje é de B Daman. O B Daman (Bidaman) é um brinquedo de tiro. O brinquedo surgiu em 1995, com base no boneco Bomberman. Por isso tinha o nome de Bomberman B Daman e teve seu primeiro game lançado pra Super Famicon (Super Nintendo).

Durou de 1995 a 1997. A partir de 1998 os kits vinham desmontados com peças que podiam ser intercambiadas. Até 1999 utilizava-se o personagem Bomberman nos brinquedos. Alguns desses modelos chegaram ao mercado paralelo Brasileiro entre 1999 - 2000:




Em 2004 a Hasbro fecha acordo com a Takara pra lançar nos Estados Unidos o B Daman. E em 2005 lança Battle B Daman. Em 2007 me recordo de em uma sessão de brinquedos do Carrefour ver brinquedos da linha por aqui (provavelmente importado por ela). Só que não dei atenção:




B Daman é basicamente um jogo de tiro com diversas modalidades: você compra lançadores que são uma espécie de bonecos que disparam bolas de gude (biidamas) em alvos ou em batalhas de um contra outro.


Quanto aos jogos a maioria é em Japonês, o único jogo com localização ocidental (em inglês) é o B Daman: Fire Spirits (B-Densetsu Battle B-Daman 2). O jogo foi lançado para Game Boy Advance:



Além do Anime Crossfire que está na Netflix e é exibido na Band no bloco de animações Verão Animado. O anime chegou por aqui sem trazer o que é seu objetivo: vender brinquedos. Se você veio aqui por busca sobre como adquirir sugiro o Mercado Livre, mas vai ter que desembolsar uma boa Grana: porque os lançadores não saem por no mínimo 150 reais e um campo para batalhas com jogadores a partir de 250 reais, tudo porque o fabricante (Hasbro) descontinuou o produto já que ele foi lançado em 2014:




É uma má notícia se você for um dos poucos que desejavam adquirir o brinquedo empolgado com a animação: infelizmente não há qualquer previsão da Hasbro em lançar por aqui. Quanto a animação é mais um daqueles casos raros hoje em dia de animações baseadas em brinquedos que nunca chegaram aqui, mas aqui o caso é curioso porque a animação chegou aqui só que os brinquedos chegaram em outra época. Um dos grandes problemas dos produtos japoneses: como é que você vai vender e popularizar um produto se você tem o desenho e ele não tem nas lojas ou tem nas lojas e você não tem o desenho pra despertar o interesse. Não podia deixar de comentar.

Abaixo vou deixar fotos de uma montagem de um modelo Bomberman B - Daman. Eu tenho um piratinha aqui, só que é bem frágil:







06 novembro 2018

Novembro 2018



Olá pessoal. Faz tempo que não narro minha vida por aqui. Bota tempo nisso: não me dedico ao blog pra isso faz muito tempo, até porque creio eu com essa geração que tudo está no Youtube poucos se aventuram a escrever em blogs ainda.

Mas como eu gsot ode deixar as coisas por escrito, até porque não tenho equipamento pra fazer um vídeo incrementado vamos lá: praticamente no final do ano resolvi escrever como andam as coisas em 2018.

No trabalho vai tudo bem, estou com dois anos de empresa já. Apesar de algumas mudanças terem me abalado um pouco (vou deixar pra contar outra hora) estou muito bem e acredito ainda poder sobreviver mais um pouco. As experiências estou pegando pra incrementar meu currículo e até dar uma atualizada no Linkedin. Eu quero poder alcançar mais e mais, apesar de não ter concluído o ensino superior e mal tendo tempo e dinheiro pra pagar um curso pra me especializar em algo, estou tocando o barco com meu talento e com o aprendizado adquirido e o novo. Acho que não existe uma fórmula pra sobreviver ao mercado de trabalho: você tem que perseverar, buscar contatos, criar vínculos com pessoas já dentro de um meio que possa te passar algo legal pra chegar aonde se quer... Queria mesmo que alguém pudesse me patrocinar, mas sei que é dificil, muitos estão no mesmo barco que eu. No geral, não tenho do que reclamar muito, só depende do meu empenho dentro e fora do meu ambiente de trabalho.

Eu decidi largar um pouco dos anti depressivos, tive uma crise em Janeiro e estava usando eles para me controlar. Mas fui tirando pouco a pouco estes. Digo a vocês que as coisas tem melhorado um pouco, quando me sinto assim procuro me afastar, ficar longe. Da última vez fui da minha casa até o Campo de Gericinó, um parque tipo reserva natural que tem por aqui, fui lá e vendo todas aquelas maravilhas da natureza desabei. Por ser chefe de família as pessoas tem a visão de que temos que ser fortes, mas temos nossos momentos de fraqueza. Ainda mais quando brigamos com quem amamos. 

Estava muito tenso com as Eleições: tive momentos que nem tinha vontade de visitar redes sociais, e tentava ponderar minhas opiniões. Mesmo assim perdi uma amizade :(. O incrível é que tem pessoas com divergência de opiniões políticas no meu Facebook e a pessoa que menos esperava isso desfez amizade comigo. Depois de 2014 o Facebook melhorou muito: você pode por em soneca e foi bom pra algumas pessoas. Não gosto de desfazer amizade, mas queria filtrar as postagens políticas, e como tinha gente fazendo campanha a um lado que não era bom, fiz pra aliviar. 

Quanto ao processo da Marinha continuo acompanhando, só que ele foi arquivado pra ser digitalizado para ser julgado pelo supremo. E enquanto ao iventário da casa também estou atento, mesmo este na mão da minha tia.

É basicamente meu 2018 até agora, não deve mudar muito. Espero estar em melhor condições pra escrever. Abraços.