05 agosto 2013

A Turma do Pateta (Goof Troop)


Amigos, nesse mês dos pais queria fazer algum matéria sobre algum desenho antigo em que envolvesse pais e filhos. Bom eu poderia optar pelos personagens Bibo Pai e Bob Filho entre outros, mas para fazer uma média com um post sobre um jogo conhecido e algumas curiosidades, resolvi falar sobre a Turma do Pateta.

A série foi criada por Peter Montgomery e teve 65 episódios em 1992. Também teve 2 filmes: um pro cinema A Goofy Movie (1995 EUA estreou nas salas de cinema brasileiras ano depois) e A Extremely Goof Movie (lançado direto para vídeo). Os filmes ficaram conhecidos por aqui como Pateta: O Filme e Pateta 2: Radicalmente Pateta.

A história começa com Pateta e Max retornando a sua cidade natal: Spoonerville. Para problemas de seu vizinho Bafo (Bafo de Onça, vilão do Mickey Mouse) e sua família. Max consegue se adaptar e ser amigo de P.J. (que significa Pete Jr. nome gringo do Bafo) e as histórias se passam na convivência entre Pateta e seu filho com seus vizinhos, similarmente a uma sitcom.

A série usava referência dos desenhos do Pateta dos anos 50, bem como referências de séries de humor como Os Três Patetas. O destaque era sempre o protagonista, com seu jeito atrapalhado de ser e sua relação com seu filho, que tem vergonha do jeito dele. Apesar disso, havia uma relação bacana de pai e filho que é bem explorada no primeiro filme do personagem.

A série teve sucesso e gerou uma linha de brinquedos (bonecos) e um game para SNES com o título homônimo que curiosamente teve como designer Shinji Mikami que mais tarde criaria a franquia Resident Evil.

 No Brasil.


Por aqui o lançamento da série se deu após o lançamento do primeiro filme um ano depois (1997). Segundo a Wikipédia que o desenho inicialmente passava na Globo no extinto programa Xuxístico Xuxa Park, mas como eu conheço e foi anunciado o desenho foi exibido na estreia do Disney Club em 1997 quando a emissora do Baú assinava a parceria com a Disney. Confira a chamada:

O desenho era exibido no programa que era exibido no início da noite de segunda a sexta. Após a exibição no programa o mesmo foi exibido nas manhãs do Bom Dia e Cia e Sábado Animado. Em 2003 quando a emissora do Marinho pegou os direitos da Disney novamente chegou a exibir por  uma semana na TV Globinho, mas tirado do ar na semana seguinte devido a não atender a audiência global. Sua última exibição foi no Festival de Desenhos como tapa buraco entre a sessão de filmes Corujão e o Telecurso 2000.

A série teve alguns episódios lançados em VHS e em DVD, mas não ganhou box com a série completa. Por aqui só mesmo os filmes da série você encontra em DVD. Não há notícia do lançamento da série em disco. O que é uma pena, porque apesar da série não ser tão boa quanto Ducktales, também merecia sair em DVD.

Goof Troop (Turma do Pateta) foi uma boa época, lembra aquela adolescência que não se tinha medo de gostar de desenhos animados. Havia público e audiência na TV Aberta. Um tempo que não volta mais.

Abertura e encerramento:


Wikipédia em inglês com mais informações dos personagens clique aqui.

Um comentário:

Gustavo Broda disse...

Excelente matéria parceiro, está de parabéns! É o meu desenho preferido da disney!