02 agosto 2014

Japão Tentando Escrever Certo Por Linhas Tortas


Hoje pessoal queria comentar um pouco sobre a iniciativa do governo Japonês contra a pirataria que nos próximos 5 meses irá fiscalizar 580 dos gêneros Anime e Mangá nos sites do mundo. No mais que eu como fã desses produtos confesso que já utilizei (e utilizo) meios ilegais para acesso a essas produções, mas tudo tem um simples motivo: nunca tivemos uma empresa desse ramo cuidando diretamente desses produtos no ocidente.

É durante muito tempo isso ocorreu, algumas obras se tornaram populares pela sua qualidade e os fãs ficaram a ver navios. Hoje melhorou até um pouco, mas ainda estamos aquém do que seria ideal. Falta mais empenho dos próprios Japoneses em divulgar e distribuir suas animações e quadrinhos no ocidente. Porque entregar a empresas terceiras ocidentais vê-se que não dá muito certo, principalmente quando se trata de mangás, que algumas vezes não são trabalhados adequadamente pelas editoras por aqui.

Sonho em um dia ver uma Toei da vida saindo da terra do Sushi e chegando a competir com a Viacom (Nickelodeon), Turner (Cartoon Network) e Disney. Sair um pouco desse casulo que eles vivem seria até bom para que as animações ganhassem novo fôlego e talvez algumas produções vindas de lá com maior compatibilidade com a nossa realidade. O mangá e o anime revolucionaram muito e influenciaram produções por aqui, talvez quando alguma empresa pensar nisso as produções até melhorem, porque atualmente não tenho conhecido nada de novo que realmente inovasse.

A caça a pirataria pode ser uma faca de dois gumes: a princípio irá "estancar" esse prejuízo em contrapartida pode tornar mais difícil o acesso as séries para o grande público. Tudo depende de além dessa iniciativa que também venha acompanhada de uma iniciativa melhor de marketing e distribuição para o mercado externo. Preferencialmente vindas diretamente dos produtores, sem passar por intermediários que nem sempre são competentes na divulgação e distribuição dessas produções no mercado.

6 comentários:

Anônimo disse...

Japão está dando tiro né ao fazer isso!
paradoxalmente essa pirataria está ajudando na divulgação dos animes, mangas etc
não seria melhor o próprio Japão instalar filiais diretamente em outros paises e vender dvd etc ?

Dood disse...

Exatamente esse é o ponto: eles estão certos em tirar a distribuição ilegal dessas produções, mas eles não fazem distribuição decente. Se eles acham que somente acabando a pirataria vai melhorar esse prejuízo, eles vão se quebrar. Já passou da hora deles entrarem de vez no mercado mundial como todas as produtoras de animação o fazem. Não vivemos mais nos anos 90.

Anônimo disse...

o ato de fechar site de pirataria é que nem decapitar 1 hidra....
vai nascer outra cabeça....
ou então parece o ato de decepar estrela-do-mar....
(vai nascer mais !!!)
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-ocorre-a-regeneracao-da-estrela-do-mar#image=52ea4e04865be2610f000754

Anônimo disse...

http://www.capsulecorpba.com.br/2014/07/sobre-o-fim-da-pirataria-otaku/

Dood disse...

Stefano, saber o quanto vai ser efetivo ou não só o tempo vai dizer. Não estou condenando nem um nem outro lado. O Japão está errado por não ver o mercado ocidental com seriedade e faz com que seu produto chegue a nós sem intermediários e com mais rapidez, assim como nós estamos errados em consumir material que não é legalizado.

Saber o que vai ou não acontecer, não tenho como prever.

Eu só gostaria de que realmente eles tivessem uma postura diferente para com seus consumidores fora de seu país, o que pra mim não é difícil.

Anônimo disse...

o Japão está dando tiro no pé ao não dar a devida atenção ao mercado ocidental... 1 pena isso.. ainda mais que existem tantos fãs de animes.

PS: confira estes videos
https://vimeo.com/user30710537/videos