21 agosto 2014

Mighty Final Fight: Pancadaria Boa Em 8 Bits.


Amiguinhos, hoje novamente estou aqui para contar mais uma nostalgia gamística. Hoje vou relembrar de um grande jogo da Capcom de 1993: Mighty Final Fight.

Quem nos anos 90 tinha um console 8 bits sofria porque a maioria esmagadora das franquias do arcade ganhava versões para consoles de 16 bit. Dependíamos da sorte ou de versões não oficiais de alguns jogos para tenta ao menos uma diversão similar nesses consoles. Sorte que a Capcom, apesar de empenhada nos consoles mais modernos, em 1993 lança uma versão do Final Fight chamada Mighty Final Fight para Nintendinho e compatíveis.

A empresa fez uma competente versão da história para o console, contando a jornada do prefeito Haggar e sua turma contra a gangue do Mad Gear que novamente rapta a Jéssica. Os sprites dos personagens e inimigos puxam o SD que permite expressões mais cômicas dos personagens:

O que mostra no resultado final uma boa escolha que contorna um pouco as limitações para se fazer uma conversão do arcade. Quem utilizou este recurso posteriormente foi a Takara com a conversões dos games da SNK pro portátil Game Boy. 

Diferente do Super Nintendo em que haviam duas versões de Final Fight: uma com Cody e outra com o Guy, aqui temos a disposição os três personagens selecionáveis com uma espécie de bio (informações sobre cada um):

Uma coisa legal nesse jogo é que há diálogos de introdução dos chefes, diferente da versão Super Nintendo. Muitos podem não dar importância para isto, mas é interessante ver como os desenvolvedores deram uma importância a trama do game.

Há novidades no jogo como  um sistema de níveis que aumentam sua barra de energia e também golpes exclusivos para os personagens desta versão: Cody Ganha Tornado Sweep, Haggar ganha Running Clothesline e Guy o Tornado Kick.

Os defeitos que o jogo tem são a falta de um modo cooperativo, poucas fases e pouca variação de inimigos (o máximo que aparecem são 2 por tela), porém é um jogo altamente divertido e cômico, com um desafio mediano e que vale a pena ser jogado seja pelo Beat up ou pelo desing cômico dos personagens.

Mighty Final Fight foi um dos jogos que mais aluguei e joguei no meu Dynavision 3. Na época alugava o game original na saudosa Start Game. Chegou até aparecer a venda numa Loja Americana ou Casa e Vídeo da vida, mas não deu pra comprar na época. Hoje consigo reencontrar esse game no jogo Capcom Classic Mini Mix de Game Boy Advance. 



Nenhum comentário: