01 setembro 2019

A Raridade de Itens, A Ingorância de Outros...





A internet é um local maravilhoso: é um local onde você acha pessoas cujo compartilham os mesmos gostos e onde você não se encaixa acha pessoas fãs de tudo: desde quadrinhos a bichinhos virtuais. Porém nem tudo são flores: algumas vezes encontramos também um público expert em certos assunto, mas completamente leigo em outros.

O que vou contar aqui são dois casos distintos e ambos erros cometidos por mim. Primeiro foi o anúncio de um bichinho virtual dos anos 90 num grupo de Bazar da minha região. Onde uma menina entrou em contato no marketplace, local onde tinha anunciado e compartilhado nos grupos, e esta me respondeu o anúncio em tom de deboche e com diversos ícones de risada.





 E nem é culpa dela isso: a internet ajudou a unificar as pessoas, mas ainda elas vivem num círculo social fechado. Talvez ela nunca tenha consultado um Mercado Livre e tenha se deparado com anúncios deste brinquedo e com seu preço atual:



Eu fiquei até com raiva na hora, mas levei em conta que achei que ela é ignorante no assunto. Pra ela um bichinho virtual é tudo igual. Mas na prática esse tipo de bichinho não é mais fabricado. Até usa o mesmo molde, mas a programação não é a mesma: agora colocam um monte de bichinho pra escolher com uma programação imitação desse. O que torna esse modelo raro automaticamente.

O que mais espantou foi o que aconteceu recentemente com isto aqui:


Isso que vocês estão vendo: um Apollo. Consegui durante um garimpo. Todo sujo a tela tava bem embassada, limpei com limpa tela de PC e ficou novinho. O compartimento de pilhas em excelente estado. Testei com pilhas e funcionando 100%. Fui ver quanto custava ele no Mercado Livre:







Pra quem não sabe nos anos 90 foi uma febre nesses  mini games tipo Tetris: não era todo mundo que tinha dinheiro pra comprar um Game Boy e Game Gear. Então os Mini Games foram a salvação de muitos gamers na época. Eram toscos e simples, mas muitos tinham programações divertidas. Para efeito de comparação mini games eram os smartphones da época, todo mundo tinha principalmente o Brick Game.

Só que o Brick Game foi aquele portátil que conquistou as massas: crianças e até adultos jogavam. Tudo graças ao criador Alexey Pajitnov que criou o Tetris um puzzle eletrônico simples, divertido e viciante!



O que acontece: aqui no Brasil tínhamos inicialmente dois modelos de mini games: o Brick Game 2 in 1  e o Apollo. Porém o Apollo se destacava por ter mais de uma variação de jogos como jogo de Nave e Cobrinha. Isso usando a programação do Tetris, além dele ter voz digitalizada dizendo great cada vez que você completava e acertava uma linha no Tetris entre outros efeitos. Se tornando o sonho de consumo de muitos jovens da época. 

O negócio é que isso também fez com quem fabricava o Brick Game "orignal" se mexesse e lançasse o Brick Game com voz e mais jogos. O Super Talking Brick Game:




Assim como o Apollo que ganhou um boost com mais jogos (180 jogos), mas ficou por aí. O Brick Game continuou até chegar a marca de 999999 in 1 que é aquela pura enganação dos cartuchos piratas do Nes (Polystation) onde temos poucos jogos e o resto são repetições:

 
Vocês podem olhar a tela é menor que os modelos antigos, usa-se agora duas pilhas e a programação é a mesma do antigo modelo alterada para passar a sensação de se ter mais jogos. E claro isso é vendido a preço de banana por aí.

Por mais que isso seja algo acessível, nunca será como os Brick Games antigos, principalmente o Apollo.  Então o Apollo por não ter sido descontinuado acaba se tornando uma peça rara para colecionadores, e sim existem colecionadores de mini games. Um mesmo já entrou em contato comigo na postagem dos Mini Games Serie Master


Como disse o ramo de colecionismo é grande, você conhece pessoas que colecionam de tudo. Eu fui anunciar este mini game em grupos gamers e tive a mesma reação de pessoas como a menina do Tamagotchi. Só que bem pior, sabe um hate desnecessário aconteceu, e num grupo onde tinha como tema videogames antigos e pessoas vendem os jogos lá a peso de ouro muitas vezes. E olha que estou cobrando bem abaixo do que o pessoal do Mercado Livre cobra por esses itens, porque eu sei o valor deles e o contexto que eles foram lançados, assim como diversos itens. Só não acho que eles valham o preço de uma Moto

O que acontece é que muitas pessoas que criticam são muitas que sustentam esse mercado de retrocolecionismo com preços absurdos. E você que tenta sobreviver a isso, até mesmo levar algo mais em conta pra algum colecionador entusiasta poder se livrar desse mercado absurdo acaba sendo hostilizado por essas pessoas. 

Mas a vida se segue, enfim.

Um comentário:

Scant disse...

esses games não tenho vontade de comprar normalmente
talvez topasse esse apolo se tivesse bem conservado
só idiotas pagam fortunas por nostalgia
adoro meu psvita, mas jogo muito pouco e tá bem conservado

otimo post

abs!