28 janeiro 2012

Tubarões Urbanos (Street Sharks)


Mais uma vez relembrando desenhos obscuros, denovo pegando séries de seres antropromórficos. Estava pensando em falar de Esquadrão Marte ou de Super Patos, maas como essas séries passam muito tempo na TV resolvi caçar informações de uma série mais obscura, mas não significa que elas não ganharão uma matéria mais tarde.

O desenho tem como protagonistas personagens meio homens/meio tubarões. Produzida pela DIC Entertainement (conhecida pelo cartoon do Sonic e por algumas produções cult dos anos 80 como Pole Position e A Nossa Turma) e era originalmente exibido num bloco chamado Amazing Adventures nos Estados Unidos junto com outra série obscura que foi exibida na Record A Extreme Dinossaurs entre 1994 a 1996 com 3 temporadas.

O início da trama se da quando o Professor Paradigma (chamado por Piranoid pelos herois) palneja testa manipulações genéticas em humanos, Dr Bolton, ao ver a loucura de seu colega de trabalho tenta acabar com seus planos malévolos, porém ele é transformado num monstro e foge. Mais tarde o louco cientista rapta seus 4 filhos: John, Bob, Coop e Clint e os transformam em tubarões mutantes. Só que os mesmos fogem, e prometem acabar com os planos malignos do malvado cientista.

Sempre nos episódios o Paradigma, cujo seus objetivos escusos são abafados e e visto como uma pessoa do bem pela sociedade, persegue os herois e prega que eles são uma ameaça a sociedade e acusa os mesmos de terem assassinado o seu colega de pesquisa o DR Bolton. A cada episódio o quarteto de barbatana tem que impedir algum plano maligno do Doutor que o objetivo sempre é o mesmo: transformar a população em mutanbtes para que ele possa ter dominio dos mesmos. Além de sempre nos episódios deixar claro a paixão do quarteto por Hot Dogs, Hamburger e Batata Fritas e um ódio por Pizza (algo no intuito de provocar as Tartarugas Ninja).

Vamos agora aos criativos personagens:

Ripster (John Bolton): O mais velho e o mais esperto dos irmãos. Responsável por criar invenções pro grupo, pegando muito de seus conhecimentos de seu pai. Também um excelente nadador. Quando ele se transforma em Ripster tem dentes poderosos que podem rasgar metal.

Jab (Clint Bolton): E o mais preguiçoso do grupo, seu hobby é lutar Boxe. Tem algum talento como mecânico, e utiliza uma mochila a jato. Ele se transforma num tuabarão cabeça de martelo com uma poderosa cabeçada. Ele é o mais ligado em seu lado animal quando se transforma.

Streex (Bob): Se auto proclama o cavalheiro do grupo. Ele está sempre andando de Patins, adora esportes radicais como paraquedismo e snowboarding. Ele se transforma num tubarão tigre. No episódio piloto ele se chamava Blades.

Big Slammu (Coop): O mais novo do grupo (e o mais forte). Gosta de jogar Futebol Americano e andar de Skate. Ele se transforma em um tubarão baleia e é capaz de gerar terremotos.

Dr Robert Bolton: pai dos irmãos Bolton, tenta impedir os planos de Paradigma, porém e transformado em uma criatura desconhecida. Vive sempre escondido e tenta ajudar os irmãos devido sua mutação ser irreversível (os irmãos podem se transformar). Ele vive para impedir Piranoid assim como dar refugio as mutações criadas por ele. Em um dos episódios aparece sua terrivel forma de Piranha.

Dr Luther Paradigma: O vilão da série é um reconhecido professor universitário, e o vilão principal, faz de tudo para manter sua imagem pública imaculada. Ele tem um tapa olho (manjadíssimo clichê de um vilão) e usa uma armadura para lutar contra os Tubarões. Em um dos episódios ele injeta um DNA de piranha tornando-se conhecido como Piranoid pelos heróis a partir daquele momento, sempre que ele fica nervoso ele se transforma num mutante (assim como o Hulk).

No Brasil.

Street Sharks foi exibido como tubarões urbanos na época de transição da programação infantil da Globo (lá pros idos de 1999), passou desapercebido como muitos desenhos, devido ao histórico de exibições de desenhos do canal (muita coisa pra pouco espaço), sem contar que com Pokémon sendo exibido na Record no mesmo horário na época, foi logo retirado e substituido por Digimon tempos mais tarde.

Brinquedos.

Teve uma linha de brinquedos lançada pela Mattel nos Estados Unidos, contendo todos os famosos personagens:

A coleção de bonecos usados de um nerd por aí.



Assim como os bonecos eram vendidos. Eles tinham ações apertando botoes.

Inclusive fantasias, que passam mais vergolha alheia que aquelas armaduras dos cavaleiros do zodiaco lançadas pela Rosita:

Também ganharam quadrinhos pela Archie Comics (3 edições) baseado nos primeiros episodios:


Para maiores informações vejam a Wikipedia (em inglês).


A abertura do desenho (até porque a Globo nem passava):


2 comentários:

Jonh Hiz disse...

Fala serio achei que eu era o único brasileiro que se lembrava deles eles podem não ser tão conhecidos mas tem um lugar especial na minha infância gostei do seu post me trouxe lembranças de um tempo onde tudo era mais simples.

Ps.: Você que podia falar sobre "Bucky O'Hare" acho que mais ninguém se lembra dele o que é um pena sonhava em me unir a sua tripulação quando criança, acho que foi exibido pela Rede Manchete ou mais provavelmente pela Rede TV. Aguardo a sua resposta.

Chris rider disse...

Extreme dinossaurs e strett sharks melhor crossouver da historia
😍😍😍