18 agosto 2012

O Episódio Mais Negro de Tom e Jerry.


Olá amiguinhos: hoje mais uma vez resolvi revirar o baú da nostalgia, porém com um objetivo um pouco diferente: eu vou postar e comentar sobre um episódio que, na minha opinião, é o mais negro (pensando bem, mais deprê) do desenho Tom e Jerry. Sabemos que Tom e Jerry sempre foi um desenho onde se notava o alto grau de violência e imortalidade dos personagens, mas no episodio Blue Cat Blues (título em Português Gato Desiludido) a morte do personagem era um ponto impactante veja o vídeo:



No início do desenho mostra Tom sentado numa linha férrea com Jerry acima dizendo: Pobre Tom, dentro de poucos minutos estará tudo acabado (CUMEQUIÉ?). Tudo devido a uma desilusão amorosa, e Jerry afirma que não deseja ajudar, porque é melhor que tudo termine assim. Assim, o desenho narra o encontro com o amor da sua vida (com uma narração controversa de Tom e Jerry sendo amigos). Tom é retratado com um bobo por ter se apaixonado e larga a amizade do pequeno roedor. Porém, um tempo depois, Tom encontrou um rival na parada: o Gato Butch, um felino cheio da bufunfa.

  Tom fica então mais decidido a conquistá-la, porem todos os mimos que ele presenteia seu grande amor nem chegam aos pés do Gato do Eike Batista. Gastou o que podia e que não podia (chegando a empenhar a vida para comprar um carro 312 pagamentos mensais com 112 porcento de juros lhe custando um braço e uma perna. Ainda por cima concordou ser escravizado). Lógico que, não surtiu efeito pro gato azarado. O amor não venceu. 

No final só lhe restara a decadência e a bebida. Nem o empenho de Jerry para tirar o amigo do buraco adiantara, mas o golpe de miséricórdia no pobre personagem foi ver sua grande paixão se casando com o Gato Magnata. No final Jerry comenta que esse é o fim de um gato com um coração despedaçado, é uma pena que ele não tem um amor verdadeiro (o personagem pega uma foto de sua ratinha da vida) que o adora que lhe é fiel e... No momento passa o amor de sua vida de carro com um Rato com os dizeres recém casados. No fim, Jerry decide-se ficar na linha férrea junto com Tom enquanto se escuta o apito do trem a passar, subentendo-se que os dois foram atropelados pelo trem e que seria o fim definitivo de suas vidas.

Quando era criança, nunca levei esse episódio a sério, mas anos mais tarde vejo o episódio como excessivamente depressivo, e alguns pontos macabro. A morte é mostrada como o fim, não como uma situação temporária para os personagens do desenho (afinal no universo de T & J são expostos a situações mortais o tempo todo). Até um site chegou a considerar o desenho com uma temática tão dark quanto um filme de Horror (parcilamente concordo). Vejo que não é de hoje que o humor negro é aplicado em animações.


8 comentários:

Tom disse...

Tava procurando algumas coisas sobre Tom e Jerry e encontrei esse post, muito bom!!

Não lembrava muito do ep, acabei de rever (não achei dublado) e fiquei chocado!!

Diria que essa é a melhor representação de uma desilusão amorosa que já foi feita! Nem livro, filme, musica, nada supera esse episódio!

Outro ep. que acho bem deprê é um que o Tom morre e precisa de uma assinatura de perdão do Jerry, senão vai pro inferno! Macabro!

Abraços

Dood disse...

Tom.

Esse eu nem incluiria como tão negro quanto o Blue Cat Blues porque no final era um sonho do Tom inconsciente.

Unknown disse...

Qual o nome ou se tiverem o link deste episódio onde o Tom tem que pegar a assinatura senão vai para o inferno.

Obrigado.

Leo disse...

Sei lá, eu já vi esse episódio várias vezes quando criança e whatever. Eu não acho que Tom e Jerry deveria ter parado de passar na programação normal do SBT. É normal pessoas adultas olharem esse desenho e pensarem: "que absurdo, olha que depressivo, que violento, eu vou proibir meu filho de ver esse desenho". É só um desenho, porra! Na época que passava Tom e Jerry, eu assistia Cidade Alerta com o Datena, que tinha muito mais violência que isso. Eu via esse episódio e achava normal. Eu pensava: eles são desenhos, é claro que eles não morreram. Acaba esse episódio e começava outro em que eles estavam vivos. Sei lá, eu acho que eu nunca considerei, mesmo quando criança, esse episódio canônico. É um ponto fora da curva, é um Tom e Jerry de um universo paralelo, porque porra, desde quando eles são amigos?

paprikarte disse...

Essa imagem circula na internet a um tempo, e eu acabei de ver a publicação.Esse episódio existe, todo mundo que comenta dizendo que não viu é BURRO, TAPADO E RETARDADO. Nesse episódio Tom está deprimido por não ganhar o coração de uma gatinha branca em uma disputa com um gato preto. Embora muito antiga me decepcionou muito. Passei 1 ano inteiro lendo livros, pesquisando e conversando sobre vários curtas de animação no período em que era estudante. Não vejo desenho animado como uma cuspida no chão pra entreter criança, desenho animado é minha vida. Esses desenhos de certa forma moldaram (de um jeito especial) minha personalidade.
E dizer que o último episódio de um dos meus desenhos preferido é "Blue Cat Blues" (de 1956) é pura ignorância e falta de boa vontade de fazer uma pesquisa rápida. Esse é o sexto curta da levada de 56. Após esse episódio ainda temos "Barbecue Brawl" como o 104º curta de Tom e Jerry.
Coloco aqui a pequena lista de 56: The Flying Sorceress (098) The Egg and Jerry (099) Busy Buddies (100) Muscle Beach Tom (101) Down Beat Bear (102) Blue Cat Blues (103) Barbecue Brawl (104).
A melhor temporada desse desenho acabou em 58 com o episódio "Tot Watchers" (114 º filme da dupla).
A dupla volta a fazer filmes em 2001.

ENTÃO ESSA NOTÍCIA É : LOROTA DAS BOAS CONTADA POR ZÉ POTÓCA!

Dood disse...

Fernalf peço que modere seu linguajar aqui, entendo sua insatisfação quanto a não ter pesquisado mais informações sobre este episódio quanto a datas dos curtas. Eu preferi me deter a história como ponto impactante. Não me detive a informações quanto a isto e até agradeço sua colaboração. E é isso aí: quero gente comentando se gostou ou não, mas que façamos isso com um pouco mais de respeito a quem escreve quanto a quem participa.

Abraços e Boas Festas a todos e agradeço as visitas que fizeram com que este post chegasse a ser um dos mais lidos do meu blog.

Adriane disse...

Eu vi esse episodio duas vezes no sbt, e embora triste gostava dele, via como um episodio como tantos outros, mas confesso é um dos mais impactantes e q fica na memoria. Continuo achando as series mais antigas do tom e jerry as melhores.

Scant disse...

o episódio é genial

abs!