28 agosto 2011

Os Valentes Cowboys de Moo Mesa


Os valentes Cowboys de Moo Mesa foi um desenho americano criado por um atrista de quadrinhos chamado Ryan Brown (que fez os comics das Tartarugas Ninja). O Show foi produzido pela King Wolds em conjunto com a ABC Greengrass Productionse animada pela Guther-Whal Productions em sua primeira temporada e pela Ruby Spears productions em sua segunda temporada.

Nos Estados Unidos sua primeira exibição se deu em 12 de setembro de 1992, o desenho durou duas temporadas, totalizando 26 episódios, depois que a ABC foi adquirida pela Disney, o desenho passou a ser exibido no bloco Toon Disney de 1998 a 2002.

O desenho se passava no período do faroeste americano (1800 e alguma coisa). Um meteoro radioativo atingiu as planices da época, e todos os bois, vacas e bezzerros daquele local se tornaram seres antropomórficos bovinos, esses novos seres passaram a viver como a comunidade vivia na época, incluindo bandidos e xerifes corruptos. O desenho tinha toques de gêneros steampunk (como no anime Trigun) e weird west (gênero popular dos quadrinhos da DC).

Personagens:

Moo Montana: Líder do trio de heróis, vive pelas leis do oeste, corajoso e ágil em suas decisões.

Dakota: O parrudão do trio, possui temperamento pacífico e raramente se enfurece. Tem uma paixão por Cowlamit Kate e já pediu ela em casamento em um episódio.

Cowlorado Kid: O mais jovem do grupo e se considera um excelente cantor, é muito habilidoso de laço e de violão.

Prefeito Bulloney: o prefeito corrupto de Cowtown, ele vive subindo os impostos para que seu cúmplice, o Touro Maskarado (Xerife Terrorbull), os roube.

Xerife Terrorbull: Escolhido pelo prefeito para ser cumplice dos seus atos nefastos.

Lilly Boviny: Antender de bar e dançarina do Saloon local.

Cody: um bezerro que sonha em ser o prefeito da cidade. É amigo de Montana e se mete em diversas enrascadas.

Cowlamit Kate: Fazendeira e propetária de uma mina de ouro.

Há outros personagens como um escorpião e um abutre que são ajudantes das ações criminosas do Touro Mascarado.

Cowboys dos Games.

Em 1992 Konami lançou o arcade baseado no desenho, a dinâmica era igual a um outro sucesso do arcade dos anos 90: Sunset Riders. O Game tinha o trio do desenho mais um personagem exclusivo: Buffalo Bill. O game podia ser jogado por até 4 jogadores simultâneos:

O desing dos personagens do jogo era menos cartunesco e mais animal!


O desenho nunca saiu em DVD e em vídeo nos EUA, e muitos fãs aguardam tal lançamento. A série também ganhou quadrinhos pela Archie Comics (uma mini série em três edições).
Os cowboys já apareceram na revista número 32 das Tartarugas Ninja. Action figures Em 1991 a Habro produziu as action figures e um veículo (Iron Horse). O Moo Montana foi a figura mais feita enquanto o vilão Boot Hill Buzzard o menos fabricado, se tornando raro atualmente.

Também em 1999, também viraram tema de brinde de lanche, devido a sua exibição no Toon Disney. No Brasil, o desenho foi exibido no bloco Sábado Animado do SBT, mais ou menos nos anos de 1996 e 1997. Mas o desenho ganhou popularidade e depois ganhou as grades semanais da emissora, sendo passado pela última vez na Sessão Desenho, que era ainda apresentada pela Vovó Mafalda. Produtos relacionados a franquia nunca foram lançados por aqui.


Fiquem com o vídeo da abertura:


Artigo da Wikipédia que tirei algumas infos (em inglês): Aqui.

2 comentários:

Unknown disse...

Esse desenho era legal! Lembro da epoca que ele passava no SBT. Poxa saudade da seção desenho com a Vovó Mafalda!

Unknown disse...

Olhando os vídios no youtube o que está disponível é a dublagem do desenho com o título "os cowboys de verdade", dublado acredito que pela megasom.
Respeito muito o casting escalado mas a dublagem está francamente péssima. Na original, acredito que feita pela Alamo ou eventualmente a BKS os personagens falam com sotaque caipira, gírias e frases são adaptadas, etc. Nessa nova versão parece que estão lendo as notícias no telejornal.
Você sabe se algum vídio com a dublagem antiga está disponível?
Marlon