09 dezembro 2017

O que São Figuras Bootleg?




Hoje nesse clima de Natal resolvi escrever sobre o universo das figuras de ação e falar sobre Bootleg e seu significado, este termo vem do ramo musical para trabalhos de áudio e vídeo inadequados  para serem produtos comercializados, devido a má qualidade sonora ou visual.


Levando isso para produtos isso significa praticamente o mesmo, são produtos que são réplicas ou tentam replicar algum produto ou mesmo ganhar em cima de personagens e marcas famosas. Geralmente facilmente notado pelas embalagens grosseiras e qualidade duvidosa dos produtos. Também pode ser uma utilização não autorizada dos mesmos em uma marca ou nome.


O Começo dos Bootlegs no Brasil.


Eu diria que a onda de produtos Bootleg começou nos anos 90, no caso os personagens mais pirateados na época foram o Bart Simpson e o Baby da Família Dinossauro. Esse útlimo réplica era bastante parecido com a coleção da Mimo que tinha na mesma época, pena que os pirateiros não replicaram os outros personagens, hoje eles valem uma nota. A pintura era um pouco mais grosseira, mas possuía a mesma estrutura e mecanismo.

Não lembro dessa versão, juro.


Mas, talvez o grande boom desse tipo de figura foram os bonecos dos Cavaleiros do Zodíaco, tinham as versões mais grosseiras, com armaduras esculpidas, com armaduras que usavam o mesmo molde de peitoral chamados St. Warrior e a top da linha, mais similar ao original,  Saint Fighter:

Antes os bonecos vinham em saquetas plásticas - só que não eram tão perfeitos como este da Banpresto.


Saint Warriors - os primeiros piratas que tiravam armadura.

St. Fighter a primeira linha de réplicas das figuras clássicas de CDZ. Deviam muito pouco ao original.

Uma coleção de borracha piratinha.


A partir dessa época a qualidade das réplicas teve uma melhor significativa, as figuras que costumavam sair em saquinhos passaram a ganhar blisters e imitar melhor o original.

O mais incrível do mercado bootleg da época foi a quantidade de figuras de personagens que vieram pra cá a um preço acessível, além de coleções que jamais chegaram ao país como a série animada de Double Dragon, Super Patos, Monster Rancher, Shaman King, Samurai X e até mesmo de jogos como Tekken 3, Mega Man e Street Fighter. O que torna um mercado interessante de explorar e uma certa acessibilidade as pessoas comuns. 


Hoje os Bootlegs se sofisticaram devido ao ramo de colecionismo: dá pra se encontrar réplicas (quase) perfeitas das mais diversas marcas, até mesmo camelôs surpreendem com peças similares bacanas ao original e até certa "liberdade criativa", como o caso dos bonecos do Shurato que tiravam armadura graças a utilização molde da linha de bonecos do Homem de Ferro dos anos 90, que também foi pirateado na época e o Max Steel que também teve uma versão bombada utilizando o molde do boneco Hércules aquele seriado da Universal estrelado pelo Kevin Sorbo:


Shurato e as armaduras destacáveis: tudo graças ao molde dos bonecos Iron Man.

A imagem do Max Steel bootleg do canal Colônia Contra Ataca.



A partir de 2003 as figuras perderam um pouco da qualidade e começaram a ganhar bizarras luzinhas nos peitos dos bonecos. Algumas dessas peças exalavam um cheiro estranho, provavelmente por conta da tinta que utilizavam ser a base de chumbo o que é tóxico, por isso houve um tempo em que se fazia campanha para alertar sobre esses produtos e quanto poderia ser perigoso as crianças. Mas ainda eram possíveis achar figuras a uma certa qualidade. Até mesmo coleções como as action saints dos Cavaleiros do Zodíaco que teve um relançamento de mercado por aqui na época:


Action Saints: figuras ainda são encontradas por aí, mas na época eram melhor em pintura.

Falando em Cavaleiros tivemos também uma distribuição bastante limitadas das figuras das séries clássicas, porém com armaduras de um material bastante inferior ao dos anos 90 e até uns esporádicos casos de Cloth Myth - também com um material bastante inferior - tive um do Shun que comprei por 10 que algumas peças se desintegraram.


Hoje em dia as figuras mais produzidas nesse mercado paralelo com certeza são dos Super Heróis, da mais diversas formas e chegando a cometer algumas bizarrices como Super Homem numa cartela de Vingadores - pra quem não sabe o personagem pertence a DC Comics e os Vingadores são da empresa Marvel:



Bootlegs na Internet.



Os bootlegs se tornaram procurados na internet por colecionadores de figuras que desejam ter seus personagens a um preço mais baixo, afinal nessa crise que vivemos nem sempre podemos adquirir bonequinhos de maneira oficial e sempre tem aquelas peças que acabam saindo mais caro por conta da tiragem limitada. Ás vezes por inocência a pessoa acaba adquirindo uma figura não oficial por lá sem saber, até porque existem vendedores que vendem produtos originais por isso é bom ficar atento a informações do anuncio bem como imagens do produto e embalagem.

Isso varia de colecionador para colecionador, eu por exemplo me importa a qualidade da escultura e pintura para a aquisição de uma peça, além do preço convidativo. Existem até grupos no Facebook de colecionadores de figuras Bootleg.

No final o que vale para o colecionador é ter uma peça bacana daquele personagem que se gosta.



2 comentários:

Colonia Ataca disse...

AH muuito bom :D
Adoro esses bonecos xinglings hahahahah

Meu Diário disse...

Muito legal a matéria, parabéns. Sempre curti no meu tempo de criança esses bonecos, ler um pouco sobre eles me fez recordas.

Bom trabalho.

https://diarioqueridoimd.blogspot.com.br