05 maio 2019

Pokémon 20 Anos - Falando da Série Focando nos Brinquedos.



Olá a todos: mais uma vez com uma postagem nostálgica para falar de Pokémon e seus 20 anos no Brasil. O anime estreou em Maio na Record no programa Eliana e Alegria. O desenho narra as aventuras de Ash Ketchum e sua jornada para ser um mestre Pokémon e durante sua jornada ele conhece uma parceira Tsundere Misty e o mulherengo Brock. Ambos líderes de Ginásio de Cerulean e Pewter respecitivamente.

Foi um renascimento para o mercado de animes no Brasil, principalmente para o público infantil já que muito adolescente e adulto acha ridículo a animação. Sério, sofri muito Bullyng por jogar o jogo no qual ele era inspirado e assistir o desenho, mas na maior parte do tempo não ligava aquilo era meu mundo seguro.

Pokémon, como toda a animação baseada em games, tinha um jogo (ooh sério?) que foi lançado no final do ano passado no Brasil que era dividido em duas versões Azul, com o Pokémon Blastoise na capa, e Vermelho, com o Pokémon Charizard na capa.






O jogo vendeu como água e impulsionou as vendas do Game Boy, o portátil da Nintendo , ele custava inicialmente 49,99 (foi quando comprei minha primeira versão azul), posteriormente passou a custa 99,99 isso já quando o desenho embarcou aqui, então aumentou consideravelmente a procura dele por aqui.

No final daquele mesmo ano foi lançado uma versão extra desses jogos chamada Pokémon Amarelo que você podia utilizar o Pikachu na história mais parecida com a do desenho animado, além dos gráficos estarem atualizados com o desing da animação e colorizados quando jogados no Game Boy Color que foi lançado naquele ano, apesar de que precariamente. Além do jogo ter compatibilidade com a impressora do Game Boy que podia fazer adesivos com os desenhos do Pokémon da Pokédex.




Mas não ficou só nisso: no final daquele ano foram lançados brinquedos diversos dos personagens. As principais empresas que lançaram Poképrodutos foram a Estrela e a Glasslite.


Estrela.

A que teve mais Variedade de produtos lançados por aqui. Primeiro porque ela tinha a Licença da Hasbro que era a representante oficial dos produtos aqui que eram importados da Tomy que a fabricante oficial das miniaturas dos Pokémons até hoje junto com a Ban Dai. Abaixo tem alguns Poké Produtos que foram lançados por aqui. Não é certo de que tudo foi lançado, mas a maioria eu vi:

















Glasslite.


A Glasslite foi mais modesta e lançou uns chaveiros com personagens grandes, além de um combo com mini personagens chaveiro e lembro deles terem lançado esses mesmo personagens em unidade com uma Poké Bola em acrílico (não achei a imagem infelizmente):




Os Brinquedos Piratas  Bootlegs.


No ano que estreou o desenho, demorou muito pra chegar produtos oficiais, porém os camelôs já estavam prontos para a nova mania da garotada com diversos produtos curiosos e bizarros. Com nomes bizarros como Prodigy Pet (o mais comum de se encontrar na época):










Guaraná Antártica.


As miniaturas dos personagens também apareceram no Guaraná Antártica. As mini garrafinhas vinham com uma Poké Bola com um ´personagem. Custavam de 3 a 4 reais na época. Posteriormente esses mini Pokémons foram pirateados na época em maquinas de cápsulas a 1 real:


 





Claro que existiram muitos outros produtos, mas não achei mais nenhum que lembrasse com minha memória afetiva. E você, lembra de alqum produto Pokémon da época. Deixe nos comentários.


Um comentário:

Leonardo Varini disse...

Quanta nostalgia! Muito bacana o artigo.