12 maio 2019

A Treta da Pluralidade





A internete oscila entre dois caminhos: o caminho do conhecimento útil e do conhecimento inútil. Ambos podem levar a discussões enormes e tempestades em copo d'água. Então durante minhas navegadas encontrei uma treta de um velho conhecido que já teve uma entrevista por aqui:



Ele arrumou uma treta com uma Youtuber (veja no link aqui ) do meio dos animes e mangá, uma Youtuber famosa daquele tipo engajada comprometida com agenda militante, da mesma forma que nosso amigo aí citado no Twitter. Uma pessoa que apresenta conteúdos brilhantes como esse abaixo:



O que gerou a discordância desses dois indivíduos, além de ele ter chamado a dita de burrinha, foi justamente o plural de Pokémon. Eu então, resolvi pesquisar pra ver se realmente nosso amiguinho estava com a razão.

Pesquisando por aqui caí nesse link aqui e ele explica o seguinte:


O significado de Pokémon e forma correta da escrita


A palavra Pokémon vem de uma abreviação do inglês “Pocket Monsters” que já está no plural e significa “Monstros de bolso“. Já o nome que recebe este significado em inglês está diretamente associado a franquia da marca japonesa, “Pocket Monsters“, Em japonês: ポケットモンスター (Poketto Monsutā), que traduzindo também é monstros de bolso, que além de se referir à própria franquia Pokémon, também se refere coletivamente às mais de 800 espécies de monstros da ficção que fizeram aparições na mídia Pokémon a partir dos lançamento dos  jogos de RPG  para a Nintendo 3DS , e o famoso Pokémon GO para Android e Ios. Assim as formas singular e plural da palavra “Pokémon” não diferem nem o nome de cada espécie individual; Em suma, é gramaticalmente correto dizer tanto “um Pokémon” como “muitos Pokémon”.


O artigo ainda vai além:

Quando o assunto é sites, a escrita da palavra “Pokémons“, serve para ajudar as pessoas a encontrarem em suas buscas na internet o conteúdo correto do jeito que elas digitam. Se você procurar o nome de um objeto no Google imagens por exemplo, caso escreva a palavra no plural, a probabilidade de se encontrar imagens de muitos objetos do mesmo tipo em primeiro lugar é muito maior do que se você digitar a palavra da busca em singular. Da mesma forma a maioria das pessoas que digitam “pokemons” na busca vão encontrar matérias com títulos que usam a letra “S“, e visto que a maior parte dos brasileiros digitam da forma errada, é muito mais cabível de se criar títulos com a palavra “Pokémons“, o que já virou um costume brasileiro.

Sendo assim um costume lógico de quase tudo no Português ter a letra “S” no plural, ao digitar a palavra em redes sociais, e em outros lugares, quase ninguém se importa em estar certo ou não, pois são as redes sociais dignas de linguagem informal e ou popular que é uma linguagem utilizada no cotidiano em que não exige a atenção total da gramática, de modo que haja mais fluidez na comunicação oral, ainda mais no caso de um assunto que não seja tão sério como falar o nome de um desenho ou um jogo onde já virou moda falar ou digitar a palavra “Pokémons” com “S“. A final de contas “Aqui é o Brasil!”.


 Então, concluímos que o Igor estava certo em sua colocação, mas tanto ódio quando ao se referir a dita Youtuber como burrinha? Ela não poderia ter ignorado isso e ter seguido em frente? Acredito que sim, afinal pra uma fama que ela tem por que ela perderia tempo com alguém que a ofende de uma maneira tão pífia? Simplesmente o Ego: as redes sociais estão infestadas de gente assim ainda mais no meio nerd e afins. Pessoas que tem uma influência e fãs que fazem tudo por aquela pessoa até mesmo atacar por qualquer crítica e mesmo que elas chamem de coisas tão voláteis como burro e bobo. Felipe Neto que o diga.

Mas isso prova mais uma coisa, que fica bem claro cada dia que passa: essas pessoas aí não são nerds, a maneira como o dito foi tratado pelos seguidores dela foi totalmente exagerada. As pessoas estão a flor da pele, ainda mais se for uma minoria que a militância engajada defende. Haru é uma mulher Igor é um homem branco, cis, heteronormativo etc... Então fica claro quem vai defender quem nessa disputa. Ele foi o boi de piranha, foi servido como prato principal de muita gente que concorda com a agenda política dele. Não se teve piedade, mesmo que ele tenha se referido a dita com uma ofensa tão infantil. Ele foi vítima do modus operandi da ideologia que ele abraça.

Não estou dizendo que foi totalmente correto a colocação do Igor em chamá-la de burra, mas ela não foi justa em o expor dessa maneira. Por mais que ele fosse um doido (e ele é), ele tinha razão em certo ponto. O que sacrificou ele foi a maneira como ele disse pra pessoa que era, agora aguente a indignação passageira de seus amiguinhos.

Vendo gente que se diz Nerds atacando outros Nerds dessa forma vejo como um conflito que cada dia mais está recorrente em nosso mundo virtual, ainda mais quando se trata de novos nerds (Neo-Nerds). Éramos mais felizes antigamente mesmo.











Um comentário:

Abigail Pereira Aranha disse...

O texto não mostra só uma discussão entre nerds ou otakus. Aqui, uma "lacradora" não só errou um plural, ela foi exposta num desconhecimento onde é tida como conhecedora. Foi um rascunho de totalitarismo de esquerda, com militantes em toda a vida social.