23 agosto 2017

F1 Race (Nes)





Quando criança ia muito a fliperamas, principalmente nos fins de semana: era uma viagem a fantasia dos jogos eletrônicos dos mais diversos. Nos anos 80 quando engatinhava no mundo dos jogos e ainda não tinha videogame, um dos meus arcades favoritos era Pole Position:






Era o máximo de imersão na época em minha cidade: se me lembro bem poucos fliperarmas que tinham essa máquina. Foram momentos bacanas nessa máquina, apesar de pouco domina-la, um dos únicos que dominava na época era o shooter Xevious.

Quando fui ganhar meu primeiro videogame (Dynavision - um clone do Nintendinho, Famicon no Japão) fiquei conhecendo diversos ports de jogos de arcade dos anos 80, eis que um dia pinta o F1 Race:

O primeiro contato com o game foi num cartucho do Dynavision emprestado e me lembro bem que era um game que chegou a vir com console em algum momento de sua comercialização.





Foto acima Pole Position, abaixo F1 Race.


Os jogos eram bastante similares, acabando por me confundir na época. Pela sua similaridade com o arcade famoso da Namco lançado em 1982, o feeling é praticamente o mesmo. O objetivo é básico: completar 2 voltas em 10 pistas do jogo com um tempo pré determinado. O jogo no inicialmente é frustante: porque se você vacila e bate a demora pro carrinho voltar a pista e você voltar a controla-lo consome bastante tempo até mesmo para o carrinho voltar com uma boa velocidade.

Mas quando você pega o jeito as coisas ficam um pouco melhores, mas isso é só um passo. Você terá que administrar a velocidade com o direcional pra cima e para baixo para aumentar e diminuir a velocidade e evitar bater ou sair da pista. Isso é fundamental, o resto é pegar o ritmo das pistas e onde acelerar e reduzir a velocidade. Em pistas com curvas mais acentuadas as coisas se tornam mais complexas.  




Em 1990 o jogo ganhou uma versão para Game Boy e ganhou localização ocidental,coisa que a versão Nes não teve. O jogo se tornou popular no Dynavision (porque vinha com o console) e nos multijogos piratas e na memória do videogame Polystation. 

F1 Race é um jogo desafiador, mas para que deseja uma experiência mais realista ou mais fácil não vai agradar muito.

Se você gostou do artigo compartilhe, ajude com meu trabalho e caso tenha algum produto que interesse nos banners do meu blog, acesse. Ajude a monetizar minha página e manter o blog. 






Nenhum comentário: