22 novembro 2015

Recordar é Viver #14 Jogos do Yu Yu Hakusho (anos 90)



Olá amigos: mais uma vez estou aqui com mais uma série Recordar é Viver, muitos podem ficar surpresos com essa repentina dupla postagem do tema nesse mês, a verdade é que a falta de novidades fez com que eu soltasse mais umaa série do tipo e porque eu estava com vonta de escrever sobre estes games.

Yu Yu Hakusho é uma série desenvolvida pelo Yoshihiro Togashi que conta a história de Yusuke Urameshi que tem uma morte inesperada pelo mundo sobrenatural e ganha a chance de reviver em troca tem que auxiliar  para evitar que Demônios (Youkais) vindos desse mundo entrem e causem o rebu no mundo humano. O anime fez um relativo sucesso e, apesar de usar de elementos sobrenaturais conhecidos com um enfoque mais culturalmente ligado ao Japão, se tornou bastante popular.

E como todo bom anime a série ganhou games para diversas plataformas, aqui focarei apenas alguns que eram conhecidos nos anos 90 onde ocorreu a primeira exibição da série na extinta TV Manchete, afim de seguir o contexto nostálgico que mais vivenciei.


Yu Yu Hakusho Dai 4 Tama: Makai Touitsu (Game Boy)



Meu primeiro contato com jogos da série foi no Game Boy. O quarto jogo da série para o portátil foi a primeira experiência com os personagens no mundo dos jogos eletrônicos. Aqui temos um jogo de luta bem executado com especiais e boa movimentação, com um modo história baseado na Saga dos Tres Reis na qual Yusuke organiza um torneio para decidir quem será o Rei Supremo do Makai, tendo poder de governo até a próxima disputa que ocorre de três em três anos ... Tem um modo de luta bizarro com personagens SD de Botan, Yukina, a Juiza do Torneio das Trevas e Keiko que nunca entendi como funciona direito. Conheci esse game num cartucho multijogos pirata que comumente eram encontrados nos camelôs da época.

Yu Yu Hakusho : Kakutou no Shou (Super Nintendo)



Também conhecido como Yu Yu Hakusho 2 este cartucho era muito popular na Start Game locadora que eu costumava alugar jogos. Neste game temos uma compilação das sagas do detetive sobrenatural até a o primeiro torneio das Trevas. Era um jogo de luta meio regular, mas tinha alguns personagens interessantes para selecionar e muitos extras secretos que consistiam em parte versões do Toguro entre elas com 100% e a Mestra Genkai Mascarcada.

Yu Yu Hakusho Final: Makai Saikyo Toitsusen



Talvez o game mais popular dos personagens para Super Nintendo por ter sido amplamente pirateado na época. Aqui temos a continuação da exploração das sagas do anime iniciando por Sensui e culminando pela dos Três Reis. Aqui temos um modo de combate mais apurado e mais rápido do anterior. E foi incluindo uns ataques especiais que rola uma animação que conclui a luta:



Além disto tudo você pode lutar e utilizar Yakumo o vilão do filme Yu Yu Hakusho The Movie: Poltergeist Report. Graficamente e sonoramente achei pior que o anterior, mas devido as melhorias na jogabilidade temos um modo mais apurado de combate com os personagens no Super Nintendo.

Yu Yu Hakusho: Makyo Toitsusen  (Mega Drive)







O único jogo de luta de Mega Drive é excelente: reúne um modo de 4 jogadores muito bem equilibrado com comandos que respondem muito bem e bastante divertido. Na época eu peguei um Mega emprestado e aluguei esse grande game. Foi inesquecível, apesar de não poder testar o modo de 4 jogadores (infelizmente não encontrei multitap para o console na época). É aquele tipo de game para reunir a galera, graficamente ficou melhor que o Yu Yu Hakusho Final e até sonoramente, apesar da rouquidão nas vozes dos personagens. Este game ainda ganhou uma versão nacional pela Tec Toy na época que o anime bombava nos anos 90, apesar da tradução porca devido a discrepância entre os caracteres ocidentais e orientais a Tec Toy mandou bem e presenteou os fãs com um jogo oficial dos personagens e permitindo a acessibilidade maior deste excelente game.




Então pessoal, agora fecho mais um Recordar é Viver. Espero vocês aqui semana que vem com mais postagens. E aguardem novidades por aqui. Abraços.

Nenhum comentário: