18 setembro 2013

Análise: NW Especial 12 Pokémon Black and White


Durante muito tempo colecionei revistas de games. Mas a maior coleção que tive foram mesmo das Nintendo World. Comecei em 2000 e cheguei a ter a número 1 doada por um colega, porém não fui atrás dos outros exemplares. Além dessas gostava muito da Gamers Pró Dicas porque ela ia direto ao ponto que me interessava: dicas e truques escondidos dos jogos (que foram extintos devido a onde de DLCs).

Quanto a NW como disse cheguei e colecionar até 2004, parei por problemas financeiros e porque a Internet já me supria quanto a informação que precisava. Eventualmente comprava algumas edições e de uma outra revista Nintendista similar a N-Gamer (que acho que faliu). Tenho a primeira Edição da N-Gamer com um guia muito bom para Diamante e Pérola do DS.

Quanto a especiais, sempre gostei daquelas que tratavam de jogos específicos, aliás foi algo que a NW ficou a dever esses últimos tempos. Talvez por falta de relevância de títulos marcantes, bem como o fim da filial americana Nintendo Power (de onde eles chupinhavam algumas coisas). O que sempre gostei foram de especiais dos jogos Pokémon. Acho que por mais que se tenha internet não nego o charme de se ter um material impresso com detalhes e segredos sobre o meu game favorito. Os últimos especiais da 3 e 4 geração se resumiram a reles pósteres com as infos de onde achar os Pokémons e umas dicas de treinamento, mas não tratavam do game em si, embora não deixava de ser um material interessante. Só que nunca perdoei a revista pela falta de um guia completo impresso como fez na época do Game Boy. Acredito que se fosse um guia completo sairia mais caro, mas seria mais compensador. Só que eles devem achar que não vende, por isso não o fazem.

O pior ficou o desleixo com a 5 geração (a geração mais curta da franquia) eles não se indignaram a fazer nenhum material especial durante a mesma (talvez com isso eu me animaria mais, até porque sempre é bom ter um guia para os games Pokémon). Apesar de dominar Inglês muito bem, gosto de ter guias dos jogos afim de poder ver se deixei passar algo no game, gosto de fuçar até a ultima gota games Pokémon. E me ajuda a ganhar tempo, coisa que eu tenho pouco.

Só agora no mês véspera do lançamento de Pokémon X e Y é que eles tiveram a consideração com seus leitores e lançar um especial. Eu considero o especial bom pelo preço que paguei (7,90), porém achei bem raso e trata de jogos Pokémon que na minha opinião acho dispensáveis (apesar de achar útil as dicas de Pokémon Conquest). O problema é que esse material veio TARDE DEMAIS, a 5 geração vai embora e não vai valer de nada pra quem quiser jogar na real e competir em torneios, já que BW será substituído por XY. É dose uma revista carregar o nome de uma empresa de games e não pensar nisso e em como esse tutorial seria útil aos novos jogadores que não sabem Inglês e um guia sempre vem bem a calhar para os mesmos. Por isso que as revistas de games sempre perderão para a internet. 

Fica a saudade de quanto a NW era boa e lançava seus guias na época certa...


Um comentário:

Anônimo disse...

Você tem toda razão. Lembro da época que eu comprava NW, muitas saudades.

A internet infelizmente destruiu coisas boas. Sinto falta da época que eu trocava revistas com os amigos.