03 setembro 2013

10 Coleções de Action Figures que Deixaram Saudades.


Sempre gostei de brincar com bonecrinhos, e ainda hoje gosto (rs). Na verdade coleciono personagens que foram parte da minha infância. Hoje resolvi fazer uma lista com os bonecrinhos que, na minha opinião, deixaram saudades e falar de lançamentos atuais de alguns deles vamos lá:


10 - Shurato

O Guardião de Dehva foi um dos últimos lançamentos expressivos da Glaslite. Numa época em que seriados com personagens de armadura Japoneses chamavam atenção da garotada (onda impulsionada pelos guardiões de Athena), os bonecos não podiam tirar a armadura (os camelôs vendiam versões alternativas que encaixavam armaduras que utilizavam corpo dos bonecos da coleção Homem de Ferro da Toybiz). Apesar de não serem tão populares quanto os Cavaleiros do Zodiaco, eram bacanas e razoavelmente bem feitos.

Como comprar hoje?


Atualmente esses bonecos são bem raros, até uma loja que ainda tinha versão Glaslite aqui perto vendeu eles todos (queria ter pego o Gai :( ). A Kids Logic prometeu lançar o Shurato e possivelmente os outros guardiões, mas não ouvi mais nada a respeito.

  9 - SOS Comandos.


Essa era a coleção de quem não podia ter os famosos Comandos Em Ação. SOS Comandos eram bonecos baseados numa coleção ginga do filme Comando para Matar (Commando) do Arnoldão Shwarznegger (vai que ninguém notou a semelhança do boneco Chronos com o marombado). Dessa linha derivou também os bonecos do Rambo. O que eu gostava muito dessa linha eram as armas e as bases para exposição das figuras.

Como comprar hoje?


É difícil achar um exemplar dessas figuras, ainda mais completas e com armas. A Gulliver poderia recussitar essa franquia, aproveitando essa onda de saudosismo. Pode-se tentar o Mercado Livre para comprar as figuras, mas elas não costumam sair baratas.

8 - Cybercops


Os policiais do futuro foram um hit nos anos 80, mas só pude curtir mesmo nos anos 90. Lembro de uma coleção da Balila com uns bonecos toscos que só mexiam a cintura e os braços. Tive o Jupiter da foto. Infelizmente a série não teve uma linha decente de bonecos.


Como comprar hoje?


Hoje é bem raro de se achar esses bonecos toscos,  mas você ainda encontra eles a venda no Mercado Livre. Mas o que eu gostaria de ter são os da linha Power Force (que parece que foi como o seriado ficou conhecido nos EUA). Eles tem melhor acabamento e vem com acessórios. O problema é que é uma coleção antiga e eles costumam cobrar carissimo pelas peças, ainda mais se for o personagem principal o Jupiter.

7 - Mighty Morphing Power Rangers.


Esse ano faz 20 anos da Sabanização dos seriados Sentais. Para os que não entenderam faz 20 anos que os Power Rangers foram lançados. Em 1993 foi feita sua primeira versão baseada na série Japonesa Zyuranger, a Ban Dai aproveitou isto para lançar a coleção do seriado original com o nome da série americana. Diversos produtos foram lançados, mas o melhor da coleção era o Megazord que se montava igual ao da série.

Como comprar hoje?


Atualmente a linha Figuarts da Ban Dai está lançando a coleção dos Zyurangers no Japão e também lançará seus produtos afim de comemorar o aniversário da franquia. Até já foram comentados aqui no blog. Agora os brinquedos da série antiga tive sorte de achar o Ranger Vermelho e Azul lacrados da época que a Samtoy (representante da Ban Dai no pais). Lançou aqui.


6 - Super Amigos (Super Powers).


A coleção foi trazida para o Brasil pela Estrela e contava com todos os heróis da série animada de Hannah Barbera (um tanto quanto brega para os padrões atuais). Eu tive o Superman, Robin e Arqueiro verde. Você mexia as pernas deles e eles mexiam os braços retardamente para simular lutas. 

Como comprar hoje?


Acho que só os mais saudosistas (e quem tem grana) ainda tem interesse na série. Porque atualmente temos a linha DC Universe e a linha da Liga da Justiça que tem os mesmo personagens e com preço mais em conta.

5 - X-Men.


Outra linha que foi lançada pela Estrela. Baseada no desenho que era fielmente baseado na HQ, era uma linha que os personagens eram muito bem feitos e tinham alguns efeitos. Eu tenho o Wolverine dessa coleção que as garras dele tem um mecanismo retrátil interessante.

Como comprar hoje?


Como os outros mencionados, é bem difícil de se achar e nunca é barato nos ML da vida. Mais fácil comprar os Marvel Legends e Select (que são replicas fiéis aos quadrinhos). Para os que não dispõe de tanto tem a linha Universe.

4 - Spider Man Animated Series.


Outra série baseada numa animação que utilizava os quadrinhos como base. É muito boa a fidelidade dos quadrinhos que ela tem. Tive algumas figuras dessa coleção piratas (da época que figuras de camelô eram tão boas quanto a original). Eram bem carinhas e nunca vi em promoção.

Como comprar hoje?


Acho difícil achar elas atualmente. Mas há bons substitutos na linha Marvel Universe até os vilões da coleção do último filme dele convencem.

3 - Thundercats.


A série clássica dos bonecos da Glasslite era um sonho para muitos moleques dos anos 80 (como eu). Hoje vendo-as atualmente vejo como eram feias. Na época nunca tive os articulados, só tinha uma miniatura do Pantro (que é o meu personagem favorito).

Como comprar hoje?


A Sunny é detentora da marca atualmente e tem duas linhas: a do novo Thundercats com a repaginada dos heróis e a linha clássica que foi infelizmente descontinuada. Só foram lançados dois bonecos dessa linha: Lion-o e Tygra. 


2 - He-Man and The Masters of The Universe.


Ou Motuc para os íntimos. Coleção bacana lançada pela Estrela e fabricada pela Mattel. Era para ser uma coleção do Conan, mas como o filme ficou violento demais resolveram fazer a animação para vender os bonecos. Hoje, tem uma série de fãs e será lançado em breve um crossover com Superman e cia (DC). Tive o Esqueleto e o Aquático.

Como comprar hoje?


Atualmente tem a linha Masters of The Universe Classics que pode ser adquirida no site Mattycollector que na minha opinião é muito melhor que comprar as figuras antigas.

1 - Cavaleiros do Zodiaco.


Sonho de toda criança em 1994 era ter esses bonequinhos: eram difíceis de se achar e caros. Hoje a gente já crescido vê como eles são feios. Eu brincava com um Shiryu de camelô e uns bonecos toscos com armaduras de plástico.

Como comprar hoje?


Devido ao sucesso da série no nosso país ainda é possível comprar figuras melhores as chamadas Cloth Myths ou Cloth Myth Ex (essa última melhor em acabamento). Não são tão baratas, mas são de uma qualidade espetacular. Há também gashapons (miniaturas) dos personagens pra quem não tem tanta grana que são bem superiores a esses feiosos bonequinhos dos anos 90.

Menções Honrosas:


Batman The Animated Series Estrela/Kenner.



Conhecido como o novo Batman por aqui. Foi exibido na TV Aberta pelo SBT. Tinha uma linha de figuras bacana. Ainda tenho o boneco dele igual o da foto.

Black Kamen Rider.


Lançados pela Glasslite, essa versão era para colocar na moto dele. A Ban Dai irá relançá-lo com suas respectivas motos. Ainda tenho esse inteiro também.

O Fantástico Jaspion.

Esse é mais pela nostalgia que por outra coisa. Ainda bem que Medicom vai lançar uma figura decente do personagem. E tenho esperanças que a Ban Dai faça o mesmo.

Samurai Warriors.





Mais uma série de bonecos de armadura que combatem o mal, foi lançado pela Playmates na época ( na cartela vinha com nome de Ronin Warriors). Tinham articulações de mola. Atualmente a Ban Dai está lançando os personagens. Tem tiragem limitada e são muito caros.




Eu poderia citar o GI Joe e Transformers, mas como a Hasbro ainda mantém viva a franqueia e lança os personagens clássicos, achei desnecessário. Espero que tenham curtido a postagem e volto outro dia com mais novidades. Abraços.





















Nenhum comentário: