16 janeiro 2012

Receita de um Sonho



Para aqueles que acompanham anteriormente comentei sobre a situação do Dreampower, aquele fórum que fala de um videogame que hoje não é mais tão falado o Dreamcast e que só tem uma meia dúzia de fans "Undegroundi" (Se você não se lembra, clique aqui). Como recordar é viver, resolvi dar uma espiada e neste tópico eles comentam sobre o que fazer para melhorar a receita do sonho de lá, não é preciso ser nenhuma Ana Maria Braga pra saber o que fazer. Mas só aqui você terá meus comentários sobre esse importantíssimo assunto.


Primeiro o comentário do amigo Axe (ops quero dizer Axel) que ironicamento foi indicado como mod por mim quando ainda tinha popularidade no fórum:

Não sei vocês, mas acho que o forum tava precisando de outra reestruturação, talvez abandonar o sistema do forumeiros e partir pra um próprio (comentei bastante com o V!OLADOR sobre isso ), mesmo tendo o contra de não ter como fazer backup.

O que mata no forumeiros é que não temos liberdade de instalar mods e tal, acaba ficando monótono, sempre a mesma coisa.

O Axe tem aquela visão clássica: vamos mudar o sistema, que vamos salvar o fórum. Engraçado que esse foi o motivo para tentar melhorar o fórum em 2007/2008 e melhorou algo?

Ai me chega o velho senhordeidade, um ser muito querido por mim, com a seguinte mensagem:

Isso aí não seria o caminho não... Voltar a ter um número de participações como se tinha à 6 anos atrás nos dias de hoje e com todo esse conteúdo que se tem na internet vai ser um "uma missão quase impossível" de se realizar. A matemática da coisa é simples, e chama-se FOCO . Com o passar do tempo o foco de cada um vai mudando, um exemplo disso foi do fliperama da esquina para o video game em casa, do orCUt "povão" pro facebook "elitizado", do blog convencional pro twitter, da vagabundagem para as responsabilidades ...

-Foco é uma coisa que o Dreampower perdeu há muito tempo, quando muito é sempre remetido ao videogame Dreamcast (que não tem o mesmo apelo de anos atrás) uma prova: veja os resultados do Google.

Descrição do fórum no Google: Forum sobre videogames em geral, publico voltado ao aclamado videogame da Sega Dreamcast. E eles disseram na época que o fórum não seria direcionado mais ao console e sim a todos os videogames.

Reverter essa situação, como eu disse logo no começo, acho muito improvável... Pode ver os que atualmente estão postando aqui é porque se encaixam nesse lance de "laço com o fórum", ou seja, somos remanescentes de 6 anos atrás quando isso aqui bombava todo santo dia . Um dos maiores exemplos de "laço" é o povo lá do NSGN, gente que posta lá a pelo menos uns 10 anos, se conhecem pessoalmente, muitos são amigos uns dos outros, vão à encontros pelo país a fora, e tão todo dia lá como uma religião, passam até mau se não postarem pelo menos 20 vezes por dia. Outro exemplo é o SNK-NEOFIGHTERS, sei que lá tem vários remanescentes de outros fóruns antigos de emulação, ficaram por lá porque sempre aquele fórum teve uma movimentação enorme devido a quantidade de roms que tem pra download e emuladores personalizados, lá também tem gente com mais de 10 anos de inscrição!

-Não significa nem laço, Seganet sobrevive por causa do nome SEGA, que vive em memória afetiva de várias pessoas e também como a empresa que de vez em quando acerta em seus jogos (o que tem sido difícil atualmente), quanto a Neofighters a emulação movimenta qualquer comunidade ou fórum que se preze, basta haver atualizações e compartilhamento de informação atualizada, dada em primeira mão. Quanto a encontros de usuários é consequência da convivência nesses locais.

No site da comunidade Mega Drive, na parte "A Comunidade" o pessoal deixa claro seu foco, e ainda diz que conta com a inscrição de 24 mil pessoas, e uma participação considerável delas, o que os caras alegam que fazem? Conteúdo exclusivo, encontros, informações, camaradagem, e principalmente uma incontestável admiração pelo Mega.

-Quando fãs são unidos, rende frutos. Quando vivem em suas bolhas de ego e vivem de picuinha (como o Dreampower) acaba nisso, aprendam!

O Dreampower como um fórum comum de jogos em geral, acho que não tem muito futuro não, mas como um recanto para fãs indiscutíveis do DRIM, acredito que ainda pode voltar a render algo!

-o Igor Isaias Banlian acha o mesmo do Dreamcast BR, e veja a expressividade de seu site e fórum.

O exemplo da comunidade Mega Drive tá aí, acredito que se houver uma reformulação deveria ser por esse caminho, do contrário, o Dreampower continua sendo apenas mais um na net a falar sobre games, e não sobre "o vídeo game".

-Tem gente que acredita que falar sobre um video game que vivei a rebarba de uma geração, que teve poucos jogos marcantes e que seu modo online é extinto ainda rende algo, bom cada louco com sua mania.

Axe responde:

Concordo com tudo isso que você cara, um exemplo disso ai é o NDSBRASIL, mesmo sendo um forum "focado" no portátil tem como forte o offtopic exatamente pelo pessoal já se conhecer.

- O NDS Brasil tem público porque tem um videogame que, mesmo com seu sucessor já lançado, ainda está em voga e tem lançamentos bem como atualizações de programas para ele. Simples assim, como disse encontros é consequência.

Como agora eu me cansei, vou apenas postar outros comments e replicar:

O Inexpressivo moderador Ryu +EVO+ comentou:

axel eu tb to com essa ideia,o dreampower recebe varias inscrições de pessoas, mais elas nao postam,umas das coisas que hoje em dia ta dificil de axar e jogos pro dreamcast, ate 2007, eu achava facil jogos de dreamcast em tudo que eh lugar aqui em são paulo, agora ta um pouco mais complicado,nao to dizendo que nao acha, e sim que a procura de jogos de dreamcast diminuiu,ja que o pessoal baixa pela net, então tenho certeza que o pessoal que se inscreve aqui deve entrar pra ver se acha uma seção de download, nao to falando essa que nos temos , e sim uma pra vc baixar os jogos do dreamcast, seus aplicativos, homebrew, emuladores, etc, e como o senhordeidade falou, tem varios sites e forums que se dedicam somente no seu console,nos aqui perdemos esse foco do dreamcast,tenho varias ideias pro portal e pro forum, como axel disse,uma reestruturação seria o jeito para reverter a situação atual do portal!

-Lotar o forum de isos e homebrew do Dreamcast é a solução pra movimentar o fórum? Só vai entupir de usuários que só entrarão pra baixar como muitos lugares que eu conheço.

Agora comentário do Senhordeidademenstruado:

O bom é ver que todos que ainda tem uma participação significativa aqui no fórum concordam com o lance da reestruturação !
Mas vale lembrar e ressaltar bastante que, como eu citei anteriormente, o fórum já vem de uma reestruturação desastrosa na minha opinião que já dura pelo menos uns dois anos ... E então!? Como seria essa nova reestruturação? Vamos juntar os que tem net decente e topar isso aqui de isos de DRIM, aplicativos, homebrews, etc, sem mexer no que já tá aí, e apenas com isso aumentar o número de gente inscrita que só vai se inscrever pra ter acesso aos links que estarão bloqueados pra quem não é logado ?

-Igor Isaias Banlian fazendo escola.

Pessoal, o lance aqui não é apenas oferecer conteúdo, mas cativar o público a ponto de todos participarem das discussões aqui do fórum, e essa parte que é a parte mais difícil da coisa, porque é aqui que se deve mostrar pro pessoal o motivo para eles participarem, e qual seria? Qual vai ser o novo foco do fórum, do portal ?

-Cativar o público, depois da briga dos moderadores Gold e Karate isso não vai mais ocorrer.

Quanto ao material, isos mais precisamente, upar para conteúdo próprio do portal é uma boa, mas todos nós sabemos que net a fora tem aos montes, vide EMUPARADISE, EMUASYLUM, etc... Mas nesse caso posso ajudar já que por enquanto a net aqui em casa é 15 MB da gvt (sim eu sou feliz, aheuaheuaheuahe ), quanto a aplicativos e homes aí não vai dar porque os que eu tinha eram em um hd velho IDE que já se foi tem pelo menos 1 ano

-Vão upar conteúdo que existe em outros sites no fórum? Que idéia de gênio.

No mais to na torcida pra que todos nós consigamos salvar esses mais de 10 anos de história desse fórum !!!

- Tem causa que já nasceu perdida.

Eu acho que eles deveriam fazer croissants e pães doces, sonho não tá dando muito lucro.

Nenhum comentário: