04 outubro 2016

Asterix (Super Nintendo 1993)



Olá pessoal, mais uma vez estou aqui para falar de games. Hoje resolvi buscar um personagem que na época era pouco conhecido e seu jogo acabou parando por aqui pelas artimanhas do destino. Asterix é um personagem de uma série de quadrinhos criada por René Goscinny e ilustrada por Albert Underzo. Que narra as aventuras dos Gauleses contra o império romano.

Por aqui o personagem ficou conhecido inicialmente pelas séries de jogos trazidas pela Tec Toy para Master System e Mega Drive, mas o personagem também tinha games para as plataformas Nintendo (Nintendinho, Game Boy e Super Nes), porém esses jogos jamais saíram da Europa por decisão comercial, já que estes personagens eram praticamente desconhecidos na época.


Também não houve nenhuma iniciativa da representante nacional da Nintendo (Playtronic) lançar o game pra cá na época, até porque a mesma trabalhava com os lançamentos americanos. Somente a Tec Toy que lançou os jogos do personagem dando um tiro no escuro, apostando na qualidade destes que na popularidade.

Pra mim Asterix nunca foi um personagem com popularidade alta por aqui, apesar de se encontrar algum material dele em livrarias bem como seus filmes com atores foram lançados aqui inclusive passando no cinemas:


Aqui no Brasil o game do Super Nintendo chegou nos camelôs nos cartuchos piratas: geralmente naqueles com vários jogos. O interessante é ver um jogo que não era Japonês nem Americano sendo pirateado e distribuído, o que não era algo comum.



No game o pequeno Gaulês tem a missão de salvar o Obelix que foi sequestrado por guardas do Império Romano. O game utiliza 3 botões de ação o B pula, segurando Y + direcional você corre e o A soca os inimigos que deixam itens que valem pontos como as armaduras dos soldados e recupera energia como a carne dos javalis. O game é dividido em diversos estágios (atos) com diversos sub estágios. Curiosamente não há chefes nas fases.






Os gráficos são bonitos, mas os cenários tendem a se repetir com frequência o que pode cansar muitos. O som é bem suave e bem executado. Talvez dos jogos medianos o mais jogável hoje em dia. Vale a pena dar uma arriscada e tentar zerar. Até porque não tem como salvar e vai na sua habilidade mesmo, como grande parte dos jogos da época.

Nenhum comentário: