19 setembro 2016

Cadillacs And Dinossaurs: O Fliperama e Suas Origens.



Quem viveu os anos 90, ou algum momento jogou fliperama, já se deparou com um jogo sobre personagens eu um carro combatendo vilões e dinossauros. Cadillacs e Dinossauros se tornou algo bem cult no nosso país. Não pelos seus personagens, mas sim pela sua jogabilidade e desafio, mas eis que estou aqui para comentar sobre de onde vieram aqueles personagens e universo destes.

Os personagens do jogo fazem parte de uma série de quadrinhos que foram lançados em 1987 por Mark Schultz, foram 14 volumes que foram reimpressos por diversas editoras como Dark Horse e Marvel. A série alcançou um relativo sucesso gerando uma série animada com 13 episódios que foi exibida no Brasil pelo extinto bloco infantil Band Kids:

Além disto outros produtos foram criados como um cenário RPG, Figuras de Ação, Card Game e os jogo para console SEGA CD e PC (chamado de Cadillacs and Dinossaurs Second Cataclism):

A história se passa num futuro pós apocalíptico: onde o ser humano para sobreviver a poluição teve que ficar durante 300 anos morando debaixo da terra e ao retornar após esse período encontra um mundo convertido no período pré histórico. Nesta nova era tecnologia e habilidades mecânicas ganham respeito e influência.

A história é centrada no casal Jack Tenrec e Hannah Dundee. Ele um exímio mecânico que descobriu como converter fezes dos dinossauros em combustível para carros e Hannah uma jovem cientista.

No jogo você tem a presença de Mustapha Cairo (que na série animada é o piloto do Cadillac) e o Mess O'Brandovich que parece um personagem criado para ser o fortão do grupo. 

A grande vilã dos quadrinhos e do desenho se chama Wilhelmina Scharnhorst que nos quadrinhos lidera a gangue "Os Topeiras" ("Moles") que é uma espécie de mercenários que roubam e caçam durante a série, já nos quadrinhos a personagem é governadora da cidade que está sempre envolvida em falcatruas infelizmente ela não participa do game:






A história se passa 500 anos após o século 20: nosso heróis tem que combater uma gangue de mercadores que querem utilizar os dinossauros para ações escusas. Durante o game eles tentam descobrir onde ficam a base deles e durante a exploração a gangue chega a se apossar do esconderijo de Jack Tenrec (quarto estágio: Jack's Garage):


Após o confronto eles partem para um vilarejo que está sendo atacado pela gangue de mercadores. Durante o confronto contra o inimigo Morgan é revelado que um Cientista planeja criar novas formas de vida:



Quanto mais o grupo avança eles descobrem que o tal cientista se chama Dr. Simon Fessenden que está por trás disso através de uma foto encontrada após a luta contra Tyrog um parasita híbrido entre dinossauro e humano:






No confronto final o Doutor se converte em um dinossauro similar ao Morgan e depois numa horrenda criatura de três cabeças:



Após sua derrota temos o clichê do laboratório desmoronando e Hannah sendo atingida por um dos escombros e Jack tenta socorre-la. Só Mustapha e Mess saem vivos do local.



Mas pra vocês que já jogaram o jogo diversas vezes sabem que não é bem verdade: depois dos créditos vemos Jack e Hannah vivinhos andando no Cadillac ao lado de seus amigos.

Caddilacs e Dinossauros geraram um monte de produtos, conforme citei neste tópico, porém nada pintou no Brasil nem mesmo a HQ da série. Uma pena. Pelo menos a Band teve a coragem de colocar o desenho, apesar de ter rejeitado o mesmo por não se parecer com o game (está voltado mais pros quadrinhos). A série tem apenas 13 episódios (praticamente um Cavalo de Fogo) e gerou uma linha de brinquedos que também não foi lançada aqui:



Apesar disso tudo jogar Cadillacs and Dinossaurs é relembrar uma época em que os jogos eram bons, mesmo que os personagens fossem desconhecidos e hoje com a internet ao desvendar muitos destes acabamos encontrando séries e universos bacanas e desconhecidos por nós até então.

Links da Wikipeida (em inglês):


https://en.wikipedia.org/wiki/Xenozoic_Tales

https://en.wikipedia.org/wiki/Cadillacs_and_Dinosaurs_(video_game)

https://en.wikipedia.org/wiki/Cadillacs_and_Dinosaurs_(TV_series)
 

Nenhum comentário: