15 julho 2012

Pole Position


Meus caros amiguinhos, mais um vaz vos brindo com uma recordação de um desenho animado da infância. Quanto hoje desenhos com temática de carrinhos corridas e afins apelavam para algo menos ficção científica (como Hot Wheels) e algo mais realista com crimes espionagem e afins, mas de um modo a se fazer de uma maneira que todos pudessem curtir. Pole Position foi um desenho que conseguiu fazer isto.

O cartoon foi elaborado por nada mais nada menos pela DIC Entertainment (conhecida por desenhos como Inspetor Bugiganga, animação americana do Sonic e outros desenhos famosos dos anos 80). O desenho narrava as histórias dos Irmãos Tess e Dan que de pilotos de exibição passam a agir como agentes da organização Pole Position com seus carros Rodão (Roadie no original) e Wheels. Além de sua irmã Daisy e seu Mascote Faísca (no original chamado Kuma e segunde a Wikipédia é uma criação genética que é uma mistura de Racoon (Guaxinim) e um macaco. *Nota: eu acho que todo mundo aqui, inclusive eu, achava que o bicho era um gato lol).

O Kuma (Faísca): sempre achei que fosse um gato, mas até que pela descrição da wikipédia faz até sentido.


Na época havia um arcade da Namco chamado Pole Position, o que me levava a crer que ambos tinham uma ligação. Na verdade a série foi criada com o intuito de divulgar o jogo, mas relação de história não tinha nenhuma, já que o desenho tratava-se de pilotos de acrobacias e o game era de corrida de fórmula 1.

 A máquina de Pole Position, quanta grana minha mãe gastou nessa porra e eu nem passava da primeira pista...


Como foi falado anteriormente, os irmãos combatiam crimes usando seus carros que eram cheios de parafernalhas viravam hover craft, planavam etc... E os computadores se comunicavam com os pilotos, como se tivesse uma IA propria. Na verdade eles eram módulos acoplados aos carros, que eram comandados pelos seus pilotos. Rodão era o brincalhão e o Wheels o mais sério, possivelmente para ter uma relação com a personalidade dos pilotos.

O desenho tevem 13 episódios, foi ao ar de 1984 até o fim de 1986. Reprisado diversas vezes nas manhãs de sábado do canal americano CBBC. No Brasil ficou famoso sendo exibido pelo SBT incialmente no programa da Mara Maravilha (Show Maravilha) e sua última exibição foi no bloco Sábado Animado (nos meados dos anos 90). Lá fora eles lançaram os DVDs dos episódios primeiramente na Inglaterra (Reino Unido) onde a série fez mais sucesso, nos EUA foi lançado 10 dos 13 episódios num combo pack junto com outro desenho chamado Jayce e Guerreiros do Espaço (passava no SBT, mas esse não me recordo bem). Quanto a DVD da série por aqui, nunca se cogitou lançamento deste, uma pena.

A abertura do desenho:
A Abertura versão original:


O encerramento:


 
 Só uma curiosidade: quem elaborou a música tema do desenho foi Haim Saban e Shuky Levy. Estes por sua vez, atualmente fazem adaptações dos seriados sentai Japonesas para Power Rangers.

O gameplay do jogo:


Nenhum comentário: