08 maio 2016

Barba Azul (Grimm's Fairy Tale Classics)



Olá pessoal: mais uma vez estou aqui para comentar sobre desenhos. Hoje resolvi fazer diferente: vou comentar aqui sobre um anime baseado nos contos de fadas chamado Grimm's Fairly Tale Classics. Acabei chegando nesse anime depois de procurar sobre o conto do Barba Azul um conto bizarro sobre um misterioso homem viúvo de 6 esposas no qual uma garota que tinha 3 irmãos é oferecida como casamento para este. Como os irmãos eram muito pobres e ela sonhava em se casar com um príncipe encantado, a jovem aceita se casar com o tal homem sem antes conhecê-lo.



O misterioso homem de barba azul pergunta se ela tem medo dele por sua aparência? Ela diz que não e ele responde que não precisava ter medo e que deve ter confiança total já que ele era seu marido. Se ela conseguisse compreender isso teria toda a felicidade que ele poderia oferecer.

A mulher fica impressionada com o tamanho da mansão e chama a atenção um quarto isolado da mansão. A mulher é convidada a jantar e é tratada com tudo do bom e do melhor pelo misterioso homem. Enquanto isso os irmãos ficam arrependidos de oferecer a irmã para casamento ao nobre e resolvem ir até a mansão do dito a procura de notícias da mesma. E acostumada com a mordomia a mulher começa a ser mandona e tratar mal os empregados.

O nobre teria que viajar e deixa as chaves da mansão de responsabilidade de sua atual mulher inclusive a do quarto que ela tinha anteriormente visto. Para que no caso se ela estivesse aborrecida poderia abrir qualquer quarto da casa que ela iria encontrar tesouros e coisas interessantes em cada um deles, além destas foi dada uma chave dourada para o quarto misterioso que ela nunca deveria abrir sob hipótese nenhuma. Para o bem dela e do marido.

Ela começa a explorar a mansão e encontra tudo de melhor em riqueza e luxo, mas isso não segurou a vontade dela em abrir a sala com a chave dourada. Ela abre com a intenção de dar uma espiada na tal sala e se depara com uma horrível revelação: Ela encontra os corpos de suas esposas anteriores mortos pendurados nas paredes da sala como enfeites macabros. Misteriosamente a sala começa a se tingir de sangue oriundo dos corpos das falecidas esposas, inclusive manchando de sangue a chave que a mulher deixa cair na mesma quando entra no recinto.

A mulher tenta de todas as formas retirar o sangue da chave, mas sem sucesso. Quando o Barba Azul volta pra casa pergunta se ela abriu algum dos quartos? Ela responde que sim, então ele as dá os tesouros que tem em cada um deles. Ele só pede a chave dourada de volta e supõe que ela havia cumprido a promessa que tinha feito com ele. Que se fosse verdade nada de mal lhe aconteceria e que seriam muito felizes.



Ao pegar com um pano branco ele nota marcas de sangue na chave e logo conclui que tinha quebrado a promessa. Enfurecido saca a espada e começa a persegui-la afim de liquidá-la.



Enfurecido esbraveja: por que tu me traíste? Cheguei a pensar que eras diferente das outras mulheres. Ela esbarra num candelabro e começa um incêndio na mansão e. Desesperada, grita pedindo socorro aos irmãos.

Enfurecido, o marido prossegue: pensei que era diferente das outras que conheci, és uma mulher de coração duro. Te ofereci lindos vestidos e comida deliciosa, pensei que eras maravilhosa e perfeita para mim. Pensei que era diferente das outras ignorantes que conheci antes e o que você fez: não soube obedecer meu único desejo tal como as outras mulheres ambiciosas que conheci.

Felizmente os irmãos chegam a tempo e evitam o destino trágico da irmã. Golpeiam o Barba Azul com os machados que traziam consigo. O vilão morre e sua casa desmorona devido ao incêndio. E assim termina a história no anime.






A adaptação do anime Grimm's Fairy Tales Classic (também conhecida como Grimm's Masterpiece Theather) foi feita pela Nippon Animation. Apesar do nome, não somente se limitou aos contos dos irmãos Grimm, também adaptou vários contos e lendas. No caso do Barba Azul não era dos Grimm e sim de Charles Perrault que foi publicado no livro Contos da Mamãe Gansa em 1967.

A primeira vez que eu ouvi falar desse conto foi num desenho chamado Era Uma Vez (Il Était Une Fois) de 1995 que era exibido no bloco Sábado Animado no SBT. Tentei achar essa versão e encontrei esse anime dublado em português de Portugal. Vendo aqui na Wikipedia esse anime adaptou diversos contos obscuros como Snow White and Rose Red (Branca de Neve e Rosa Vermelha, cheguei a ter o livro desse conto). O interessante é como eles adaptam os contos sem floreios para suavizar, como no caso deste. A Saban quando pegou o direito para a exibição deste teve que editar para que pudesse passar nos Estados Unidos.

Taí um anime curioso sobre um conto bem bizarro para se contar para uma criança.


Nenhum comentário: