14 setembro 2014

Popples

Nos anos 80 foram, indiscutivelmente, a época onde estouraram as animações cujo temas eram personagens vindos de coleções de brinquedo. Diria que praticamente  a maior parte as produções tiveram como temas venda de alguma linha de brinquedos. Só que aqui no Brasil dependia do sucesso na TV para alguma empresa se interessasse em lançar algo ou mesmo correr atrás de algum produto existente lá de fora para trazer para cá.

No caso de Popples não foi diferente: o desenho foi usado para promover uma linha de pelúcias que tinha como característica se enrolar como meias, aliás esta característica foi a inspiração para a criação da linha de personagens criada pela American Greetings, conhecida pela linha de personagens Moranguinho e Ursinhos Carinhosos.


Eram bonecos de pelúcia que podiam se reverter em bolas assim como possuíam bolsos onde podia-se guardar coisas. Essa linha de brinquedos foi produzidas de 1986 a 1990 pela Mattel, e mais tarde em 2007 foram relançados pela Playmates Toys.


A Série Animada.



A série animada foi feita de 1986 a 1987. O piloto foi um live action com marionetes feito pela Shelley Duvall, o especial teve uma boa repercussão daí que resolveram fazer a série animada. O desenho foi feito pela DIC (Hoje DHX Media) e LBS Communications in associação com a Maltese Companies.

Assim como a linha de brinquedos, os personagens são coelhos ou ursos que se escondem nos seus bolsos parecendo meias enroladas e toda vez que saem dele fazem o barulho pop, assim como quando tiram coisas de seus bolsos. 

A primeira temporada consistia em nove Popples vivendo junto com duas crianças chamadas Beto e Bella (Billy e Bonnie). O roteiro era sempre o mesmo o Beto ou a Bela (ou os dois) tinham problema pra resolver ou alguma tarefa os Popples surgiam como por encanto querendo ajudar, mas só pioravam as coias e no final com seus bolsos que continham todas as coisas do mundo conseguiam resolver tudo como num passe de mágica. Praticamente todos os episódios da primeira temporada tem essa premissa.

Na segunda temporada chegam novos Popples que são os roqueiros, os mini Popples e os bebês Popples (não preciso dizer que eram com intuito de lançar mais pelúcias para vender para gurizada) esses pertencentes a dois garotos que vem para preencher a cota de afro-descendentes da série: Beth e Marco.

A partir daí acaba um pouco do roteiro batido: os Popples agora começam a se perder de seus donos em diversos lugares, mas continuando a deixar seu rastro de destruição (só que mais moderado). E no final sempre acabam voltando para seus donos. Sem contar que agora com os Popples Rockeiros cujo na dublagem chamavam de Poema e Pagode (Lol) faziam pequenos números musicais.


No Brasil.


Popples chegou no Brasil sendo exibido no programa Show Maravilha onde foi despejado praticamente um pacote recém chegado de desenhos da DIC (entre Nossa Turma, Pole Position etc...) digamos que dessa safra, Popples foi um desenho que sobreviveu a inúmeras reprises, sendo colocado na geladeira e requentado diversas vezes nos programas matinais da emissora. Isso era um mérito da emissora, visto que sua concorrente a Vênus Platinada pouco fazia com suas atrações, salvo algumas exceções.

O desenho teve uma recepção média, mas até promissora para vender seus produtos relacionados. Só que realmente não lembro de produtos relacionados a série sendo vendidos, a não ser que foram colocados nas prateleiras sem divulgação (leia-se: comerciais na TV e Gibis). Eu tive o álbum de figurinhas deles na época;


Depois de exaustivas geladeiras e requentamentos, o desenho deixou a programação da emissora. Sendo que sua última exibição foi no recém criado Bom Dia e Cia comandado pela apresentadora e hoje mãe Eliana, isso entre 1993 e 1994. 

O desenho nunca teve lançamento em vídeo ou DVD, existem episódios em Português no Youtube, mas de Portugal. Lá o desenho aparentemente também fez sucesso e ganhou até DVD. Um episódio dublado de lá você confere abaixo:



Popples não era uma animação excepcional, mas ao menos em seu país de origem conseguiu produzir um êxito comercial razoável que nunca foi aproveitado por aqui. Uma época em que os desenhos faziam sucesso ao seu público sem ter roteiro muito complexo.

Vídeos de aberturas e encerramentos das duas temporadas:


Usei como base para esse artigos o site da Wikipédia (em inglês) clique aqui.

Nenhum comentário: