30 julho 2012

Galeria de Monstros (Monsters in My Pocket)

Olá amiginhos, mais uma vez estou para relembrar uma coleção obscura, meio que desconhecida em nossas terras que por falta de planejamento poucos ficam sabendo de sua história. Hoje falaremos de Galeria de Monstros, franquia que ganhou notoriedade pelas mãos da empresa Brasileira DTC.

Os Verdadeiros Monstros de Bolso.


A franquia foi criada pela Morrison Entertainment Group fundada por Joe Morrison e John Weems (dois executivos sênior da Mattel). A coleção é composta de minaturas de monstros e seres mitológicos. Algumas figuras causaram polêmica em alguns países como o Reino Unido devido a um grupo Hindu ter achado semelhança em algumas figuras com suas divindades e também foram largamente distribuídas como brindes em redes de Fast Food, principalmente as Americanas. Os tais monstros também ganharam um jogo para o Nintendo 8 bits:


Monstros no Meu Bolso Vs Monstros de Bolso.


A tal franquia também teve alguns casos curiosos com o quesito de nome. A Hasbro aproveitando o sucesso da Morrison começou a lançar coleções com a temética in my pocket como tema. Mas o que gerou caso judicial foi contra a Nintendo por conta de Pokémon (que no original nipônico é Monstros de Bolso- Pocket Monsters). No final a Morrison não conseguiu nada com esse processo. 

A Linha de Miniaturas.


Tiveram duas linhas, uma mais antiga com certa de 200 monstros colecionáveis e uma mais nova (de 2006) com os monstros pintados de uma maneira adequada e cada um acompanhava um card para ser usado em um jogo.

Monstros de Bolso no Brasil.


Aqui no Brasil tivemos uma participação tímida da primeira linha de monstros, eles somente apareceram por aqui como brinde no Lanche Infantil Trikids do Bob's. Não lembro bem do nome da coleção, mas as minis eram da franquia gringa com certeza, só que com outro nome (só não lembro o nome da coleção nacional):

A múmia, uma das minis que me veio  com mais clareza na mente.

Mais tarde em 2006 a DTC resolveu investir na coleção e trouxe no país com o nome de Galeria dos Monstros. As minis se apresentavam de 3 formas: um pacote lacrado com uma mini surpresa mais um card, uma cartela com com 4 monstros mais os seus respectivos cards e uma cartela com monstros sendo que um deles emitia uma luz decodificadora que revelava códigos para serem usados no jogo:

A cartela com a luz codificadora: somente achei a foto da versão gringa.

A boa dessa coleção é que as minis são bem pintadas, se você achar por aí vale a pena pegar. Alguns monstros são bem feitos. Só que hoje em dia não são mais fabricados nacionalmente, tendo que recorrer a internet pra encontrar alguém que esteja vendendo por um preço amigável.


Usei como base para este artigo a Wikipédia (em inglês).


5 comentários:

Thiago disse...

Eu tenho essa coleção de 92 e o nome era monstrinhos de bolso como a do jogo. Ao todo são 48 monstros. Tem vampíro, Kraken, Haniver, Tengu, Medusa Grifão, e assim por diante. Até a montanha encantada para expor eu tenho. So q faltou 4 das 48 para eu completar a coleção.

Unknown disse...

Só falta o Hanniver pra mim, mas tenho varios repetidos

Vitória disse...

OI! MEU FILHO TEM A COLEÇÃO DE GALERIA DE MONSTROS COM 09 PEÇAS E CARDS E QUER VENDER.SE TIVEREM INTERESSE MEU EMAIL É:marli.fk@ hotmail.com.

Obrigada.

Unknown disse...

Quem tiver Haniver,Vampiro,Grifo e Frankstein pra vender estou disposto a negociar
se tiverem interesse mandem e-mail.
E-mail : amanoyukki7@gmail.com
Se tiver outros além desse entrem em contato também.

Celso disse...

Quem tiver para venda me mande por email
celso-.-barbosa@hotmail.com