06 junho 2009

O Inspetor Bugiganga (Inspector Gadget)






Pessoal volto mais uma vez com os meus artigos dos desenhos que marcaram a Infância dos pessoal de meio dos anos 80 até o fim dos anos 90. Eu escolhi Inspetor Bugiganga, um desenho que marcou muito minha época e aposto que de muitos também. Chegou aqui no início dos anos 90 até o fim dessa mesma época.

A série foi uma co-produção da Dic entertaiment (que eu já mencionei por aqui seus outros trabalhos como os cartoons do Sonic e Capitão N) na França e com a Canadense Nelvana (conhecida por Ursinhos Carinhosos e pro trazer os Animes Medabots e Beyblade ao ocidente). A animação se deu nos estudios Japonesa Tokyo Movie Shinsha junto com outro estudio o tailandês Cuckoo's Nest Studio. A série foi ao ar de 1983 a 1986 e narrava a história de Metro City e seu grande defenesor: O Inspetor Bugiganga

Bom a história acho que todos conhecem: todo episódio os vilões Loucos (Mad no original) armam algo para dominar o mundo ou para destruir o Bugiganga e o chefe Quimby contacta o bugiganga de onde ele estiver e manda sempre um bilhete com sua missão sempre com o final "essa mensagem se auto destruirá" que sempre explode nas mãos do pobre Quimby. Sempre que sai em missões o Cachorro da família o Crânio (Brain no original, fora traduzido para Miolo na versão movie da Disney) vai atrás de seu dono a pedido de sua sobrinha Penny, já que seu tio não bate muito bem da bola e quase todo episódio, ou melhor todos os episódios confunde, os vilões como cidadãos indefesos e o pobre cão em seus inúmeros disfarçes é confundido com o vilão. Penny ficava nos bastidores auxiliando crânio ou ela mesmo ajudando o tio com seu livro computador (eu queria ter um na época). Ah com o decorrer da série se junta a eles o doido Tommy (quem se lembra do voe Tommy voe? XD) isso na segunda temporada. Ele tinha uma van que virava carro de polícia.

A Disney comprou os direitos do personagem e produziu dois filmes (ambos horríveis) e duas Séries o Garoto Bugiganga e uma outra série do Inspetor com quase todos os mesmos personagens exceto o cachorro Crânio, mas não são tão bons quanto o original.

Ah pra quem curte games tem jogos do personagem para Game Boy Color, Game Boy Advance e Super Nintendo. Todos baseados na série original.

Como sempre vos deixo o link da wikipédia gringa de onde tirei algumas infos pra complementar o artigo:
Clique Aqui.

Vídeos da abertura e encerramento:


Encerramento:

Nenhum comentário: