13 fevereiro 2015

A Fauna Televisiva Infantil #4 - Glub Glub









Amigos, venho a dar prosseguimento aos comentários dos programas infantis da minha época de garoto. Acho que como todos que estudavam pela manhã sempre ficavam um pouco chateados porque não conseguiam acompanhar as exibições dos desenhos matutinos. Restávamos só o sábado ou a tarde dependendo de algumas emissoras que, geralmente as 4 ou 5 da tarde, é que colocavam algum programa infantil (exemplo clássico a Manchete e algumas vezes o SBT). O que fazer quando o filme no Cinema em Casa era pouco interessante ou evitar o Vale a Pena Ver De Novo. Glub Glub era a alternativa: exibido primeiramente na TV Cultura e posteriormente na TVE (onde pude acompanhar) o programa contava com dois apresentadores vestidos de peixe: o Glub e a Glub:


As animações que passavam eram todas meio que produções independentes, um pouco fora do eixo desenhos americanos pra vender produtos. Eram animações sem algo que as identificasse pelo título original. Entre elas destacam-se: A Minhoquinha que Vivia na Maçã, Bojan, Cachorro Nicolau e a Turma do Quintal, Vovô Cornélio, Socorro Vovó ( essa com uma matéria feita aqui), Arrume Tudo e Pare Com Isso, Bojan, Boneco de Neve Buli, Galinha Pepa (hoje temos a Porquinha Peppa)... Isso são só alguns exemplos de animações que passavam no programa. O programa durou até 1994, sendo substituído por Cocoricó que seguia a mesma temática do Glub Glub inicialmente, só que com mais personagens.

Alguns desenhos do Glub Glub eram exibidos pela TVE na extinta sessão de desenho Desenhando. Confira alguns desses desenhos obscuros abaixo:

A Minhoquinha que Morava na Maçã:

Bojan:

Turma do Bom Clima:

Os Brollys:


Os desenhos eram em sua maioria mudos somente com música, alguns eram narrados como histórias de livros infantis. Era algo mais artístico que comercial, não quer dizer que algumas dessas produções não fossem boas: haviam coisas divertidas como Os Companheiros e Jeca e Joca (Pat e Mat):


Glub Glub me traz uma lembrança boa em que nem sempre programas infantis precisam ter apresentadoras comandando brincadeiras e pode-se criar novas propostas divertidas paras as crianças.

Nenhum comentário: