20 outubro 2013

Liga de Mutantes


Olá amiguinhos: mais uma vez estou aqui para relembrar um desenho obscuro. Acho que chegou a hora de falar de um desenho que se baseou em um jogo de videogame obscuro. Dessa vez agora vou falar da Liga de Mutantes um desenho que passou por aqui que se fosse ser exibido hoje em dia iria dar o que falar.

A Origem.


O desenho se originou de uma série de esportes da EA games conhecida como Mutant League que teve somente dois games: Mutant League Football ( o futebol americano) e Mutant League Hockey. Os games foram lançados para Mega Drive na época e posteriormente o Football foi lançado para o PSP numa coletânea chamada EA Replay.

O desenho teve duas temporadas com 40 episódios. Foram 13 episódios na primeira temporada e 22 na segunda.


História.


Durante um jogo de Futebol Americano acontece um terremoto que revela um gás produzido por lixo tóxico fazendo com que todos virarem mutantes, incluindo o personagem Bones Justice (Bones Jackson nos games). Assim é criado uma liga de super monstros chamada Liga de Mutantes o qual Bones faz parte do time dos Monstros. O seu antagonista Zalgor Prigg domina quase todos os times dessa liga (exceto os Monstros) e faz jogadas sujas para que o time de Bones não vença e lhe causa problemas. Também há uma ligação do mesmo com o desaparecimento do pai de Bones.

Assim como nos games, os personagens perdem braços, pernas entre outras partes do corpo (até o cérebro foi retirado de uma deles durante um episódio) quando algum jogador sofre algum dano assim eles são colocados num aparelho chamado rejuvenescedor.

Os personagens competiam diversos esportes como Futebol Americano, Hóquei, Corridas de Caminhão Monstro,  Voleball, Baseball e teve até luta de Sumô. Sempre com a característica da série que era o desmembramento dos personagens.

Fez sucesso a ponto de ter uma linha de figuras de ação na época:

No Brasil.


No nosso país o desenho estreou no SBT nos anos 90 no último programa do Sérgio Malandro, com o fim do programa o desenho ganhou espaço nos Sábados no bloco Sábado Animado. Não houve lançamentos da série em vídeo, bem como bonequinhos e outros cacarecos a venda para os fãs. O mais incrível que como no desenho o tempo todo os personagens vivam decepando uns aos outros, não houve ninguém que criasse polêmicas quanto a isso (apesar de se tratar de uma animação sobre esportes, mas de uma maneira mais violenta). Lembro que o personagem Bones era dublado por Guilherme Briggs e o seu companheiro de time o homem lagarto Razor Kid era dublado por Clécio Souto.

Liga de Mutantes deixa uma saudade como desenho, apesar de ser um desenho baseado em um jogo. Tentava ser mais sério em sua trama (a abertura era até bem macabra) e no relacionamento conturbado entre alguns personagens (como no caso dos personagens Trasher e Darkstar). Os jogos podem não ter feito sucesso por aqui por serem esportes tipicamente americanos, mas o desenho deixou saudades e acredito que não passaria novamente na TV aberta. Pena que a EA Games não soube expandir a franquia e se limitou a lançar um port do jogo do Mega Drive pro PSP. Seria uma boa resposta aos jogos de esporte do Mário aos hardcores.

Link da Wikipédia com mais informações aqui (em Inglês).

Abertura do desenho:



3 comentários:

Barak disse...

Não são todos que se lembram desse desenho, mas há exceções, como eu.
Não foi fácil acompanhar, mas consegui vê-lo quase todo, já que o SBT não exibiu o episódio de Natal.
De todos os ep., o melhor foi quando Bones e Sherry ficaram juntos no fim(Ep.Morte Súbita).
Aliás, você sabe quem dublava a Sherry?
E aqui tem um fanfiction feito por um fã da série:http://archiveofourown.org/series/24523.
Aproveite.

paulo disse...

Adorava assistir essa série. Espero que um dia a Warner ou o SBT liberem a comercialização da série.

No 4Shared é possível encontrar 6 episódios mais o filme no idioma original.

https://www.4shared.com/folder/cyDfjz1T/Mutant_League_-_Episodes__Movi.html

Um abraço para todos os fãs.

KRS Porlaneff disse...

Nem sei se alguém vai ler isso, mas enfim, hoje eu colei aqui, né...

Era muito legal assistir ao desenho no sábado de manhã. Pensando hoje como adulto (35 anos), liga de Mutantes era um desenho bem adulto, e tinha uma série de mensagens implícitas sobre competição justa, o mundo dos negócios, amizade e união, lutar pelo que se acredita... e principalmente como que, mesmo sendo subespécie (mutante), o quando os personagens continuam humanos - para o bem e para o mal.

Joguei o hockey e o futebol americano, mas não gostei - estava esperando um jogo baseado no desenho e tive minhas expectativas frustradas.