22 junho 2011

Carta Aberta aos Psicólogos de RH

Olá Senhores. Sei que não é fácil fazer a triagem de pessoal afim de escolher o profissional mais adequado a ocupar uma função em uma empresa. Tudo é feito afim de que se elega o(s) melhor(es) profissionais, e quando isto não acontece, a culpa recai sobre os seinhores.

Mas saibam que para nós que ostentamos a alcunha de desempregado não é fácil: eu, por exemplo, custei muito a entrar no mercado de trabalho, somente consegui um emprego com contrato CLT em 2009 (após passar por um estágio que me dava bolsa integral em minha faculdade, esta que infelizmente se encontra trancada, e ganhando dinheiro que mal dava para custear minha passagem e posteriormente um emprego temporário que não tinha nehum benefício). Saibam, senhores que nesses empregos citados, nenhum desses me exigiu dinâmica nem avaliação de psicólogos: somente entrevistas com chefes que me avaliaram pessoalmente. Mas para chegar onde cheguei tive que passar por muitas outras avaliações, muitas com dinâmicas. E sempre dependendendo de grana que muitas vezes tirava sem ter!

Chega de falar de mim, quero falar dos senhores que são pagos para avaliar os candidatos e que os submetem a provas e atividades muitas vezes "estranhas" que nunca revelam aos candidatos seus respectivos resultados. Principalmente aos que não conseguiram passar, como se não fosse de interesse do candidato saber o porquê.

O que eu posso dizer: eu me sinto como um daqueles reality shows onde se passa por provas, mas que você nunca sabe o resultado das mesmas. Se eu contar quantas dinâmicas de grupo já fiz e quantas respotas que parecem um script de programa de auditório tipo: "Estaremos retornando aos que passaram" ou "Retornaremos a todos informando se passaram ou não." Em todos os casos nunca fui informado porque de não passar ou não.

Nesse processo se criam incógnitas, brotam informações de que existe "receitas" para se dar bem em dinâmicas de grupo, cada um aconselhando uma coisa, mas que nada adiantam e não resolvem realmente o problema do resultado da performance do candidato. Eu já ouvi de Psicólogo da área que diz que não tem segredo. Se não tem, por que todos não são informados de seus respectivos resultados? Somente receber um e-mail e telefonema com o dizer "não foi aprovado" não resolve.

Uma vez num post eu disse que nunca entendi a cabeça de um psicólogo de RH. E o mistério continua. Se eu pude arrumar trabalho sem dinâmicas e sem histórico de problemas neles, por que com dinâmica é tudo tão difícil!? Se você que estiver lendo for um Psicólogo de RH disposto a conversar os comentários do blog estão abertos para isso.

Nenhum comentário: