29 dezembro 2019

[Retro Análise] A Volta Ao Mundo Com Timão e Pumbaa




No ano de 1997 o SBT fecha a parceria com a Disney, e com ela consegue o bloco chamado Disney Club em que os apresentadores eram crianças e comandavam uma TV Pirata. Dentro desse programa que era uma espécie de seriado infantil simplório, porém com o tempo foi ganhando novos integrantes e sua trama aprimorada passam os desenhos feitos para TV da  Casa do Mickey Mouse.

Os primeiros desenhos a serem exibidos dentro do bloco foram a Turma do Pateta e Timão e Pumbaa. Que é a nossa análise de hoje.

Um Resumo.


Timão é Pumbaa é um Spinoff do Rei Leão, provavelmente não quiseram optar por fazer um seriado do filme contando a pós vida do Simba como feito em Aladdin e Pequena Sereia. E como eles eram alívio cômicos bem populares, provavelmente seria o melhor caminho para a franquia.

De fato os personagens do "Leãoverso" (Universo do Rei Leão) por motivos mais que óbvios (duh), inclusive alguns episódios são dedicados a eles como as Hienas do Scar e o Zazu. Mas o desenho tentava uma pegada mais cartoons dos anos 90, mas sem muita ousadia ao meu ver.



Episódios no Mercado de Vídeo Doméstico.


Foram lançados episódios para Home Vídeo (VHS pra quem não sabe) e DVD. Os títulos foram: Volta ao Mundo Com Timão e Pumbaa, Almoçando com Timão e Pumbaa e De Férias com Timão e Pumbaa. Atualmente esses títulos estão fora de catálogo e são bem difíceis de achar - ainda mais hoje com o mercado de mídia física indo pras cucuias, mas o que teve maior tiragem, porque saiu em bancas comprando o jornal mais dinheiro levava um DVD foi o Volta ao Mundo com Timão e Pumbaa.

O DVD mostra como é o formato realmente de como a série animada era exibida nos Estados Unidos, naquele formato desenho dentro do desenho. Neste DVD acompanhamos Timão tentando recuperar a memória de Pumbaa, que a havia perdido quando levou um raio enquanto passeavam pela mata. O formato são 6 episódios e um clipe musical dos personagens, este apresentado no meio dos episódios.

Durante a narrativa ele relembra as viagens que eles fizeram ao redor do mundo, isto indo na maior parte via containers - plagiando o Pernalonga - e dai o plot se desenvolvia para as mais variadas confusões.

Na minha opinião acho o humor dessa série meio contido comparado a outras produções, engraçado que adorava isso quando mais novo e hoje sinto que não é tão bom assim. Talvez pelos episódios apresentados serem os menos gostáveis na minha opinião. Os personagens que contracenam com os personagens são pouco interessantes, são genéricos demais. Me impressiona que o programa tenha sido reprisado posteriormente na Globo, inclusive indo ao ar na parabólica. Admito que o apelo dos personagens é alto, mas como spinoff é bem fraco comparado a personagens como Pinguins de Madagascar.

Uma curiosidade: um dos clipes dessa animação foi exibido no Disney Club a música é a Quem Dorme é o Leão, acho que é o único clip totalmente dublado. Já que os outros só foram dublado os diálogos. Eu tenho o gravado isso em alguma VHS perdida, isto se não foi roubada na época.



 



 






Um comentário:

Sr Alface disse...

Eu gostava muito desse spin-off quando moleque, saia correndo da escola (eu estudava a tarde) para conseguir assistir. Koi, No meu caso eu assistia na TV CRUJ (Comite Revolucionário Ultra Jovem). Recordo que haviam outros desenhos muito bons, mas Pateta e Max, Timão & Pumbas eram os meus favoritos.