13 novembro 2018

B Daman: Destinado a Obscuridade



No mundo da cultura pop e do marketing existem coisas que param nas mãos do público sem planejamento e nenhum aviso, mas que se fossem trabalhadas, talvez rendesse algo a ser explorado.

O caso que falarei hoje é de B Daman. O B Daman (Bidaman) é um brinquedo de tiro. O brinquedo surgiu em 1995, com base no boneco Bomberman. Por isso tinha o nome de Bomberman B Daman e teve seu primeiro game lançado pra Super Famicon (Super Nintendo).

Durou de 1995 a 1997. A partir de 1998 os kits vinham desmontados com peças que podiam ser intercambiadas. Até 1999 utilizava-se o personagem Bomberman nos brinquedos. Alguns desses modelos chegaram ao mercado paralelo Brasileiro entre 1999 - 2000:




Em 2004 a Hasbro fecha acordo com a Takara pra lançar nos Estados Unidos o B Daman. E em 2005 lança Battle B Daman. Em 2007 me recordo de em uma sessão de brinquedos do Carrefour ver brinquedos da linha por aqui (provavelmente importado por ela). Só que não dei atenção:




B Daman é basicamente um jogo de tiro com diversas modalidades: você compra lançadores que são uma espécie de bonecos que disparam bolas de gude (biidamas) em alvos ou em batalhas de um contra outro.


Quanto aos jogos a maioria é em Japonês, o único jogo com localização ocidental (em inglês) é o B Daman: Fire Spirits (B-Densetsu Battle B-Daman 2). O jogo foi lançado para Game Boy Advance:



Além do Anime Crossfire que está na Netflix e é exibido na Band no bloco de animações Verão Animado. O anime chegou por aqui sem trazer o que é seu objetivo: vender brinquedos. Se você veio aqui por busca sobre como adquirir sugiro o Mercado Livre, mas vai ter que desembolsar uma boa Grana: porque os lançadores não saem por no mínimo 150 reais e um campo para batalhas com jogadores a partir de 250 reais, tudo porque o fabricante (Hasbro) descontinuou o produto já que ele foi lançado em 2014:




É uma má notícia se você for um dos poucos que desejavam adquirir o brinquedo empolgado com a animação: infelizmente não há qualquer previsão da Hasbro em lançar por aqui. Quanto a animação é mais um daqueles casos raros hoje em dia de animações baseadas em brinquedos que nunca chegaram aqui, mas aqui o caso é curioso porque a animação chegou aqui só que os brinquedos chegaram em outra época. Um dos grandes problemas dos produtos japoneses: como é que você vai vender e popularizar um produto se você tem o desenho e ele não tem nas lojas ou tem nas lojas e você não tem o desenho pra despertar o interesse. Não podia deixar de comentar.

Abaixo vou deixar fotos de uma montagem de um modelo Bomberman B - Daman. Eu tenho um piratinha aqui, só que é bem frágil:







Nenhum comentário: