13 março 2014

Entendendo a Origem de Gulliverlandia

Olá amiguinhos, hoje vou fazer uma viagem no tempo e uma tentativa de desvendar a origem de um dos brinquedos que tive na minha infância. Pra quem não sabe Gulliverlandia era um brinquedo famoso nos anos 80 que era constituído de casinhas (em sua maioria em formato de objetos do lar), carrinhos a fricção e bonequinhos com corpos estranhos.






Eu pesquisando aqui sobre esse produto em blogs (geralmente do público feminino que com razão eram os favoritos deste na época) e mais umas pesquisadas feitas por mim, descobri que esta coleção na verdade fazia parte de outras quatro coleções, sendo que uma (dos carrinhos) foi tirada de um brinquedo chamado os Super Rápidos, o que eles fizeram simplesmente mudaram os adesivos dos carrinhos para o tema de Gulliverlandia:


As casinhas dos personagens faziam parte de uma coleção da fabricante de brinquedos Tomy chamada Busy Bears of Hippity Hollow:



Agora vem o mais bizarro: os bonequinhos são feitos de duas coleções. O corpo era feito da coleção Geyperland (que nada mais nada menos que a coleção dos Busy Bears, só que só com bonequinhas em sua maioria):



Agora pra finalizar: de onde vieram as cabeças dos animais da cidade: vem de uma coleção extinta da Lego chamada Lego Fabuland:






Só que nisso tudo há um problema: todos os animais ganharam os corpos femininos das bonecas de Geyperland, inclusive o mascote da Gulliver (que é um menino e tinha uma figura própria nessa coleção).

                                                                Leoa? Pra mim é um Leão com roupa de mulher.



Eu particularmente nunca notei isso, ganhei alguns blisters com carrinhos e as casinhas dos personagens. Encarava mais do lado masculino da coisa (cidade com carrinhos e afins). O que eu vejo que ainda sobrevive são as casinhas (mais pela parte das meninas da época, que era mais zelosas). Eram bem interessantes as casas dos personagens. Atualmente são considerados raros e valem uma boa grana ( pra você ter uma ideia os bonequinhos custam 10 reais e um conjunto que vinha em caixa do brinquedo pode chegar a 300 reais). Quem tem está com uma relíquia nas mãos.




7 comentários:

Viviane disse...

Adorei a postagem! Ainda tenho meus bonequinhos e casinhas da gulliverlandia. São muito fofos!

Unknown disse...

Eu tenho a "Casa do lago". Minha tia me deu. Interessante saber dessa história...

Unknown disse...

Eu tenho a Casa do Lago. Interessante saber da história...

Veronica disse...

Procuro por quem venda,se alguém souber,avisem por favor.

VANESSA NOBRE disse...

Olá , que post legal!! Sonho em ter de volta, se alguém quiser se desfazer, peço a gentileza de falar comigo! <3

Unknown disse...

Pra mim sempre faltou a casinha da tv, tenho interesse.

braga disse...

Eu tenho meus bonequinho ainda, hoje quem brinca com eles são minha filha ..