27 outubro 2014

Wario Land 4 (Wario Land Advance: The Tresaure of Golden Diva).



Wario é um personagem de sorte: digo isto porque é um dos poucos que conseguiram sair de um universo de um jogo (no caso franquias do Mario) e ter jogos que merecem ser lembrados. E tudo começou no Game Boy quando estreou como vilão em Super Mario Land 2, daí seu potencial foi realmente aproveitado em Super Mario Land 3 (como o destaque ao seu nome) até chegar a algo que definisse realmente sua série fixa no mercado de games (Wario Land 2), mesmo que sendo para um portátil.

A franquia Wario Land mostrou para os portáteis que antes ficavam mais a versões de jogos dos grandes consoles que é possível criar jogos atrativos e exclusivos e de qualidade dentro das limitações de hardware destes dispositivos.

O Wario Land 4 não é uma exceção a regra, o game trabalha bem o hardware do Game Boy Advance e mostra que Wario não é um simples alter- ego do Mario e sim um personagem com características e identidade própria que vale a pena ser explorado.

A história começa quando Wario estava lendo o jornal da manhã e fica sabendo de que uma pirâmide lendária foi descoberta e resolve pegar seu automóvel para explorar e pegar seus tesouros, ao mesmo tempo que esse objetivo do Wario em afanar as relíquias do tal templo um gato que tem certa relação com a história o segue.



O jogo é ajustável em 3 dificuldades normal, hard e s-hard (esta última somente completando o modo hard). Você tem uma fase introdutória com um chefe, lá dentro você escolhe 4 caminhos a seguir que podem ser completados em qualquer ordem, só que você precisa em cada fase pegar 4 partes de um rubi que abre a passagem do chefe, nessa área você pode comprar power ups que você pode usar contra o chefe com moedas que podem ser obtidas nos mini games do jogo.



Wario aqui possui uma barra de coração ao contrario dos jogos do Mario, ele não depende de power ups e sim da interação com ambiente e com os inimigos: se cair uma neve ele vira uma bola de neve, se ele for picado por uma abelha ele flutua... são só alguns exemplos de como é feito para que o personagem alcance lugares e explora os estágios.



Para completar o estágio você precisa achar uma chave (em formato de fantasma) e ativar o portal que sempre se abre no início da fase que faz com que você tenha que retornar todo o caminho. 

No geral, Wario não mudou muito de suas habilidades dos jogos anteriores, porém o desing dos estágios compensa, pode ser que você fique meio perdido em alguns momentos, só que tudo depende de sua exploração dos lugares e utilização das habilidades do personagem. A trilha sonora é muito bacana e condiz com os ambientes, as risadas do Wario e seu Yahooo como Mário são divertidas e satirizam muito bem o personagem.

Wario Land 4 foi um game lançado no início de vida do portátil da Nintendo, mas isso não o desqualifica e mostra aproveitamento do potencial 2d do console com dignidade e cada hora investida neste game vale a pena.


Nenhum comentário: