16 dezembro 2013

Youtubers e os Direitos Autorais.



Semana passada os Youtubers foram surpreendidos com uma atitude que para mim iria acontecer a qualquer momento: o Youtube começa a punir canais que usam mídias que ferem os direitos autorais. Essa atitude está sendo uma dor de cabeça para muitos canais de games, sejam eles brasileiros e estrangeiros. Leia aqui e aqui.

Era muito óbvio disso acontecer: a maior parte desses canais (pra não dizer todos) tem seus vídeos monetizados por propagandas do site e usando material sem licença. É simplesmente a lei agindo sobre a internet, onde todo mundo acha que é terra sem lei. Mas, vamos ser sinceros: num veículo de tanto sucesso e referência como o Youtube vocês achariam que eles não fariam isto com esses canais a qualquer momento? É ser muito ingênuo.

Sim é chato: eu como você leitor, sou um frequentador assíduo do site Youtube e no meio desses canais sei que muitas coisas bacanas vão se perder. E muitos vão chiar por conta da atitude do site por causa do dinheiro que ganham com os vídeos. Talvez a única maneira de se reverter isso seria que nos ganhos do canal fosse retirado uma porcentagem para o autor da música, do game etc... É uma maneira justa e todos sairiam ganhando. Mas sempre tem um que reclamaria: ah mas essas empresas tem o rabo cheio de dinheiro e vão atrás de mim um humildo dono de canal de Youtube. Mas você faria o mesmo se sua criação estivesse sendo usada para lucro alheio, não tem que reclamar de nada. Você depende do trabalho alheio para seu canal, nada mais justo que quem fez receba sua parte também.

Não concordo com a atitude ditatorial do Youtube, mas vejo que tem os espertos que querem ganhar em cima de coisas que não lhe pertencem. E se tem leis que amparam isto, elas vão ser aplicadas de acordo com o critério que cada empresa tem. Ou procura uma nova maneira de continuar com o seu canal (ou outros serviço de streaming de vídeos menos popular) ou se adapte aos novos tempos.

Nenhum comentário: