Mais uma vez estou aqui para relembrar um desenho animado: hoje vamos relembrar Cãezinhos do Canil de 1986.
Caezinhos do Canil foi uma animação dos estúdios Hannah Barbera (Flinstones, Scooby Doo) baseada numa linha de brinquedos da Tonka. Que por aqui saiu com o nome de Snif Snif. Baseado numa adaptação de um especial para televisão que fora exibido pelo Xou da Xuxa da Rede Globo na época que a Estrela lançou os brinquedos por aqui.
A linha consistia em figura estáticas e articuladas em pvc e pelúcias de cachorros dos mais diferentes tipos:
A série foi ao ar nos Estados Unidos de 1986 a 1987 e teve apenas 2 temporadas.
A primeira temporada trazia os cachorros Medroso, Nose Marie, Olhos Brilhantes, Sonhador e Uivador vivendo num canil cuja dona era a bondosa velhinha Millicent que possuía o poder Canino que permitia com ela pudesse se comunicar com seus amigos peludos.
Só que a velhinha bateu as botas e deixou os pulguentos desamparados em seu canil. O que deixou de olho grande a gananciosa Katrina Coração de Pedra uma vilã meio que plágio de Cruella De Ville.
Não bastasse isso a diaba tem uma filha que odeia cachorros chamada Brattina e um gato que são pedra no sapato de nossos amigos da SUIPA.
Sorte deles que tem a Holly (que a aqui chamam de Molly), sobrinha da megera que ajudava Millicent a cuidar do canil e recebe de herança a escritura do local e o poder canino.
Além de um personagem chamado de Capitão Garra que também tá afim de caçar os cãezinhos e segundo Medroso foi responsável por ter distruído a cidade natal deles Wagga-Wagga.
A primeira temporada do desenho é basicamente a Katrina e sua gangue do mal querendo derrubar o canil e Holly e os cãezinhos tentando de todas as formas manter o local funcionando, bem como ajudar os cãezinhos a conseguirem um novo lar.
A cada final de episódio da primeira temporada, existia um quadro chamado Puppie Pounds Pet Care Corner que no bom português seria Cantinho dos Pets no qual os personagens davam dicas de como cuidar de seu bichinho de estimação.
All New Pound Puppies: A Segunda Temporada.
Na sua segunda temporada o desenho teve reformulações em seus personagens: Olhos Brilhantes ganhou um visual mais jovem, Medroso e Nose Marie ganham uma personalidade mais madura principalmente em relação ao filhote Sonhador, o tratam como um filho adotivo. Uivador tem um pouco se seu comportamento doidão podado, perdendo até uma certa participação nos episódios. A Holly ganha um ar mais teen, usando calça jeans no lugar do vestido.
O Capitão Psicopata some do roteiro e eles só tem como antagonistas Katrina, Brattina e o gato. Aí começa os problemas: nessa temporada Katrina é dona do canil e todo aquele background da primeira temporada vai por água abaixo, além do objetivo da antagonista de derrubar o local. O que é um baita de um erro de continuidade. No mais sua personalidade não muda: ela odeia os pulguento e se não me falhe a memória ela quer lucrar vendendo os cachorros ao invés de doá-los, mas eles sempre acabam fugindo para o esconderijo de Medroso onde sua equipe faz de tudo para arrumar um lar para eles. Durante essa temporada o desenho se foca mais nos filhotes que chegam seus dilemas de encontrar o lar e superação de problemas envolvendo suas personalidades e relacionamentos.
O quadro Pound Puppies Pet Corner é limado dos episódios dessa temporada.
Os Cãezinhos no Brasil.
Por aqui eu me lembro da animação sendo mencionada na Xuxa na época do lançamento dos brinquedos da Estrela, quando vi a animação não me despertou o interesse, mas na memória ficou o flash deles serem bem parecidos com a linha de brinquedos. O episódio piloto foi exibido por aqui e depois a série animada, que era da Hannah Barbera e totalmente diferente do original.
Pesquisando aqui na internet vi que o que provavelmente a Globo exibiu foi o especial pra TV porque um detalhe que eu lembro que isso foi exibido num feriado. Isso devia ser entre 1988 - 1989.
Posteriormente no final dos anos 90 foi exibido pelo SBT a série animada dentro do programa Bom Dia e Cia. Provavelmente foi escolhida como cobaia pela emissora, já que ela tinha acesso ao acervo Turner e Hannah Barbera (essa última adquirida em 1998). O desenho fez um relativo sucesso, mas nada de um aproveitamento comercial por empresas de produtos infantis, no caso o desenho conseguiu a popularidade pelo seu mérito.
O desenho foi exibido exaustivamente (lembrem-se ele só tem 26 episódios) as duas temporadas, só que aparentemente em minha memória eles usavam apenas uma abertura.
Na dublagem contávamos com o Duda Espinoza dublando o Medroso e o Clécio Souto dublando o amalucado uivador. A série não chegou a ser lançada em DVD, mas teve um VHS basicão daqueles com 2 episódios da série. Não sei se dizer se eram da primeira ou da segunda temporada, pois vi largado numa locadora.
Pound Puppies ganho um reboot em 2010 pela Hasbro, a atual dona da marca. Aqui a nova série animada se chama Cães Geniais e não tem nada a ver com nada da lembrança da linha de brinquedos:
Cãezinhos do Canil é uma animação meio clichê, mas que busca dentro de sua proposta despertar a proposta de adotar e cuidar de um animalzinho mista a um veículo de venda de produtos. Todos acabam, de uma forma ou outra, ficando com saudade dessa turma que alegrou muita gente durante os bons tempos das programações infantis da TV Aberta.
Wikipedia sobre a série (em inglês) Clique Aqui.